Quando acaba o complexo de Édipo?
Índice
- Quando acaba o complexo de Édipo?
- Como se resolve o complexo de Édipo?
- Como identificar complexo de Édipo?
- Qual idade complexo de Édipo?
- Que estrutura psíquica surge ao final do complexo de Édipo?
- O que é complexo de Édipo negativo?
- O que pode acontecer com o indivíduo quando o Complexo de Édipo e mal resolvido?
- O que pode ocorrer se o Complexo de Édipo for mal resolvido?
- O que é Complexo de Édipo para a psicanálise?
- O que é complexo de Édipo para a psicanálise?
Quando acaba o complexo de Édipo?
Fase fálica: dos 3 aos 8 anos. Nesta última fase, é o momento em que a criança aprende a fazer uma diferenciação de si mesma com o mundo. "Segundo Freud, o papel sexual da criança é internalizado e mantido até a vida adulta. Entre os 4 e 5 anos é quando acontece o complexo de Édipo", conta Juliana Picoli.
Como se resolve o complexo de Édipo?
Complexo de Édipo: como lidar na prática “Mostrar à criança, durante sua criação, qual é seu papel na família, com seus limites claros e bem estabelecidos pelos pais, a ajuda a assegurar-lhe seus afetos com a família e de seu lugar ao mundo”, orienta o psicólogo.
Como identificar complexo de Édipo?
Como identificar o complexo de Édipo
- Sentimento de grande afeto à mãe;
- Sentimentos negativos em relação ao pai, podendo haver sentimento de ódio;
- Maior interesse pelo órgão sexual;
- Ciúme excessivo quando os pais estão juntos;
- Atitudes agressivas em relação ao pai, já que o enxerga como rival;
Qual idade complexo de Édipo?
Na teoria clássica da psicanálise, o complexo de Édipo ocorre durante o estágio fálico do desenvolvimento psicossexual (a idade de 3 até 6 anos), quando ocorre também a formação da libido e do ego; no entanto, pode se manifestar em idade mais precoce.
Que estrutura psíquica surge ao final do complexo de Édipo?
A partir da superação bem resolvida do complexo de Édipo é que se forma o superego. Atua como uma autoridade moral internalizada pela pessoa. Por isso, este momento de superação é, para Freud, tão importante para o desenvolvimento psicossexual do indivíduo.
O que é complexo de Édipo negativo?
Pressupõe-se a ansiedade como mais presente nos homens, e enquanto originada por sexualidade interiorizada na relação com o pai, ou seja, no Édipo negativo. Tem-se, desde o início, o Édipo positivo, com agressividade em relação ao pai, e, depois, o Édipo negativo, com sexualidade em relação ao pai.
O que pode acontecer com o indivíduo quando o Complexo de Édipo e mal resolvido?
Freud afirma que quando o Complexo de Édipo fica “mal resolvido” podem existir várias consequências, tais como: a identificação com o progenitor do sexo oposto (homossexualidade, comportamento submisso, dependência excessiva ao sexo feminino, etc.), já que o menino sem pai, vai querer ser como a mãe.
O que pode ocorrer se o Complexo de Édipo for mal resolvido?
Premido pelo escolha entre as exigências impostas pelas forças exógenas da Família, sociedade, religião, leis, etc…, de continência ao prazer individal, e o desejo do indivíduo pelo prazer sem limites; o conflito do Édipo mal resolvido pode ser fonte de angustias, neuroses, perversões e outras formas de distúrbios ...
O que é Complexo de Édipo para a psicanálise?
Na psicanálise, o Complexo (ou síndrome) de Édipo, é um conceito criado pelo psiquiatra austríaco Sigmund Freud (1856-1939). ... Esse amor, segundo a teoria psicanalítica, traduz um desejo incestuoso da criança com a mãe, numa fase denominada fálica, ou seja, dos 3 aos 6 anos.
O que é complexo de Édipo para a psicanálise?
Na psicanálise, o Complexo (ou síndrome) de Édipo, é um conceito criado pelo psiquiatra austríaco Sigmund Freud (1856-1939). ... Esse amor, segundo a teoria psicanalítica, traduz um desejo incestuoso da criança com a mãe, numa fase denominada fálica, ou seja, dos 3 aos 6 anos.