O que é retrospectiva ágil?

Índice

O que é retrospectiva ágil?

O que é retrospectiva ágil?

O que é uma retrospectiva no Scrum? Uma retrospectiva no Scrum é basicamente o seguinte: no fim de cada Sprint, o time se reúne para falar sobre o processo. ... Um dos principais pilares da metodologia Ágil é a ideia da melhoria contínua na produtividade da equipe.

O que perguntar na Retrospectiva?

Uma forma simples de conduzir uma retrospectiva é com estas 3 perguntas sobre a sprint:

  • O que foi bom?
  • O que foi ruim?
  • O que vamos escolher melhorar para a próxima sprint?

O que falar em uma Retrospectiva?

Mostrar os resultados positivos, as conquistas de retrospectivas anteriores é sempre uma boa maneira de fazer com que a equipe veja a importância da reunião de retrospectiva e, consequentemente, aumentar a motivação. Frases desmotivadoras como “Estamos perdendo muito tempo” não agregam valor.

Como funciona uma Retrospectiva?

O objetivo da retrospectiva é gerar ações para melhorar o processo de trabalho do time. ... A efetividade das retrospectivas vem com a regularidade das reuniões e a escolha inteligente das ações a executar. Evolua de forma contínua e incremental, ou seja, melhore de pouquinho em pouquinho, de forma regular e consistente.

O que é uma reunião de Retrospectiva?

Uma boa reunião de retrospectiva expõe os problemas e desafios que o time enfrenta. O próprio time deve ser capaz de encontrar as melhores maneiras de aprimorar o trabalho realizado e adaptar-se ao contexto em que estão. Certamente não é em uma única reunião que todos os problemas serão descobertos e resolvidos.

Quais são os princípios encontrados em Agile Retrospectives?

Aqui ele compartilha como ele usa os princípios encontrados em Agile Retrospectives para ajudar equipes a se comunicarem melhor: Dinâmicas para retrospectivas Scrum são mais eficientes quando todos os membros da equipe são sinceros sobre o que deu certo, mas também o que não deu.

Como fazer uma retrospectiva efetiva?

No livro "Agile Retrospectives: Making Good Teams Great", Esther Derby e Diana Larsen propõem a seguinte estrutura para uma retrospectiva efetiva: 1 Preparar o cenário 2 Adquirir Informações 3 Gerar reflexão 4 Decidir o que fazer 5 Encerramento More ...

Como é possível improvisar em retrospectivas?

Como Derby e Larsen observam em seu livro Agile Retrospectives: Making Good Teams Great, improvisar a partir de um padrão básico pode ser útil para que as equipes aproveitem as sessões retrospectivas ao máximo, o que os leva a trabalhar melhor e auja a evitar alguns erros comuns.

Por que as retrospectivas são mal entendidas?

Vimos no início que retrospectivas costumam ser mal entendidas. Reforço essa afirmação: de nada adianta seguir todas as dicas de um livro ou artigo, se a equipe não busca melhora contínua. Qualquer estrutura ou atividade é apenas uma orientação.

Postagens relacionadas: