Como fazer sapata na construção civil?

Índice

Como fazer sapata na construção civil?

Como fazer sapata na construção civil?

Como é o processo de execução de uma sapata?

  1. Seguindo a orientação do projeto de fundações, inicia-se a escavação da área a receber as sapatas até a cota de apoio;
  2. Com a área escavada e compactada, o passo seguinte é aplicar uma camada de concreto magro no fundo do terreno escavado e nas laterais.

Quantos sacos de cimento para uma sapata?

Então, seriam necessários 25 sacos de cimento, 1,65m³ de areia e 2,58m³ de brita para fazer o concreto.

Quais são as formas de uma sapata?

As formas de uma sapata variam. Mais comumente, sua base é quadrada, e seu topo é piramidal ou reto. A escolha pelo modelo do desenho da estrutura varia de acordo com o projeto do imóvel. Também considerando o projeto, o engenheiro avalia o tipo de sapata a ser utilizado na obra. São dois os mais comuns: o radier e a gaiola.

Como é feita a montagem da sapata?

Após, é colocada a armadura de acordo com o projeto de fundações para os tipos de sapata. A armadura do pilar (de onde sairá a sapata) é posicionada e os arranques dos pilares são fixados com arames de aço. Somente após esse processo é realizada a concretagem da sapata.

Quais tipos de sapatas podem ser utilizadas em uma obra?

Há quatro tipos de sapatas que podem ser utilizadas em uma obra: sapata isolada, sapata corrida, sapata associada e sapata com viga de equilíbrio. Neste post falaremos sobre a sapata corrida.

Quais os cuidados importantes com as sapatas?

A armadura do pilar (de onde sairá a sapata) é posicionada e os arranques dos pilares são fixados com arames de aço. Somente após esse processo é realizada a concretagem da sapata. Quando o concreto for curado, desforma-se a sapata e se realiza o devido reaterro da cava da sapata. Quais os cuidados importantes com as sapatas?

Postagens relacionadas: