O que é uma sanca de gesso?
O que é uma sanca de gesso?
A sanca é um método de modelagem usado como um forro alternativo de gesso, utilizada como aspecto decorativo ou para criar uma diferente iluminação, de melhor distribuição. A palavra sanca denomina a modelagem feita na junção entre parede e teto do espaço. Veja os tipos de sanca de gesso existentes.
Qual a diferença entre sanca e rebaixar o teto?
O forro de gesso, também chamado de “rebaixamento” fica localizado a alguns centímetros da laje e da parede, como que “substituindo” o teto, e criando a sensação de que este está flutuando. As sancas, por sua vez, deixam o teto visível, e se utilizam dele como superfícies refletoras, que auxiliam na iluminação.
Quais os tipos de sanca?
Sanca aberta: é o tipo mais popular. Como possui uma abertura entre o teto e o gesso, permite um projeto com luz indireta. Pode, ou não, ter moldura. Sanca fechada: não possui vão entre o teto e o rebaixamento, impedindo a instalação de iluminação indireta (mangueira de LED ou fita, por exemplo).
Qual sanca está na moda?
A sanca invertida tem características semelhantes com a sanca aberta. A diferença é que a abertura é invertida e se dá em direção as paredes ou janelas. Recentemente, este modelo tem se tornado mais popular.