É preciso padronizar uma solução de nitrato de prata?
Índice
- É preciso padronizar uma solução de nitrato de prata?
- Por que se recomenda estocar soluções de nitrato de prata sob proteção da luz?
- Quando o fio de cobre é colocado em uma solução contendo nitrato de prata?
- Como ocorre a formação de cloreto de prata?
- Qual a quantidade de ácido nítrico para a reação?
É preciso padronizar uma solução de nitrato de prata?
A padronização é feita pelo princípio da volumetria de precipitação, usando o método de Mohr. O método se baseia em titular o nitrato com solução padrão de cloreto de sódio, que é padrão primário, usando como indicador a audição de cromato de potássio. Explicação: AgNO3 na presença de K2crO4, como indicador.
Por que se recomenda estocar soluções de nitrato de prata sob proteção da luz?
7) É necessário padronizar uma solução de nitrato de prata porque o nitrato de prata é levemente higroscópico e a água absorvida não é eliminada por aquecimento e por que os íons prata são fotossensível, sendo reduzidos em presença de luz.
Quando o fio de cobre é colocado em uma solução contendo nitrato de prata?
Quando um fio de cobre é colocado em uma solução contendo nitrato de prata inicia-se um processo de formação de uma camada de prata sobre o cobre. O crescimento da prata sobre o cobre é lento e gradual, resultando nesta aparência de penugem.
Como ocorre a formação de cloreto de prata?
Após a aspersão da solução de nitrato de prata, os cloretos livres presentes no concreto reagem os com íons de prata da solução de nitrato de prata formando um precipitado branco, o cloreto de prata (AgCl) (1). Na região sem cloretos, ou com cloretos combinados, há a formação de
Qual a quantidade de ácido nítrico para a reação?
Na reação foram utilizados 62,5 gramas de prata metálica pura com a adição de 65 mL de ácido nítrico concentrado. A proporção é de pouco mais de 1mL de ácido para cada grama do metal. Para acelerar a velocidade o meio reacional foi levemente aquecido em uma placa de aquecimento.