Como calcular uma reta perpendicular à outra?

Índice

Como calcular uma reta perpendicular à outra?

Como calcular uma reta perpendicular à outra?

mv = tg β e mp = -1 / tg β, ou seja, duas retas serão perpendiculares se, somente se, seus coeficientes angulares forem iguais ao oposto do inverso do outro coeficiente.

Qual é uma reta perpendicular?

Retas perpendiculares ocorrem quando o ângulo formado entre elas vale 90°, ou seja, quando há um ângulo reto. Elas são um tipo especial de retas concorrentes e existem duas formas de calcular se formarão um ângulo reto.

Quando é que uma reta é perpendicular a um plano?

Dizemos que uma reta é perpendicular a um plano quando ela é ortogonal a todas as retas desse plano. Isto equivale a dizer que ela é perpendicular a todas as retas do plano que passam pelo seu ponto de interseç ˜ao com ele.

Quando duas retas tem os coeficientes angulares diferentes?

“Se duas retas são concorrentes, seus coeficientes angulares são diferentes, e vice-versa.” Conclusão: “Se duas retas são perpendiculares, o coeficiente angular de uma é o oposto do inverso do coeficiente angular da outra, e vice-versa.”

Como saber se é perpendicular?

para indicar que duas retas são perpendiculares e podemos identificá-las analisando a relação entre seus coeficientes angulares. Assim, para duas retas serem perpendiculares é necessário que o coeficiente angular de uma seja igual ao oposto do inverso do coeficiente angular da outra.

Por que duas retas são perpendiculares?

Bem, sabemos, pela geometria, que duas retas são ditas perpendiculares se e somente se elas formarem entre si um ângulo reto (90°). Contudo, na geometria analítica podemos determinar essa perpendicularidade relacionando o coeficiente angular das duas retas.

Quais são as retas paralelas?

Retas paralelas: estão lado a lado e não possuem nenhum ponto em comum. Retas coincidentes: possuem, no mínimo, dois pontos em comum. Uma está em cima da outra. Retas transversais: uma reta que, ao mesmo tempo, corta 2 ou mais retas diferentes.

Qual a equação da reta de uma linha?

Elas podem parecer paralelas no papel e até estarem bastante próximas — no entanto, se não tiverem declives exatamente iguais, não são paralelas. Nesse exemplo, 3 não é igual a 7/2 e, por isso, essas linhas não são paralelas. Determine a equação da reta de uma linha.

Qual a equação geral de duas retas?

Quando conhecemos a equação geral de duas retas, podemos verificar se são perpendiculares através dos coeficientes de x e de y. Assim, dadas as retas r: a r x + b r y + c r = 0 e s: a s x + b s y + c s = 0, elas serão perpendiculares se: 1) São dados os pontos A (3,4) e B (1,2). Determine a equação da mediatriz de .

Postagens relacionadas: