Como preparar uma tintura de ervas?

Índice

Como preparar uma tintura de ervas?

Como preparar uma tintura de ervas?

Modo de preparo:

  1. Misturar a glicerina com a água;
  2. Colocar a erva seca picada dentro de um pote de vidro escuro esterilizado e adicionar a mistura de glicerina e água sobre as ervas até que fiquem cobertas;
  3. Mexer bem a mistura e verificar se todas as ervas estão cobertas;

Para que serve a tintura de Baleeira?

Indicada para dores musculares, nevralgias, contusões, tendinites, reumatismos, artrite reumatoide, gota e problemas gastrointestinais.

Como fazer a tintura de erva seca?

No caso de erva fresca, esta deve ser primeiro seca antes de ser usada na preparação da tintura; 20 ml de água filtrada. Colocar a erva seca picada dentro de um pote de vidro escuro esterilizado e adicionar a mistura de glicerina e água sobre as ervas até que fiquem cobertas;

Como fazer uma tintura?

A tintura normalmente é feita com alcoól em que deixa-se a erva submersa nele por alguns dias até que haja a extração de seus princípios ativos. Há diversas formas de se fazer uma tintura, há processos inclusive mais complexos do que outros.

Qual a diferença entre tintura de ervas e oleato?

A tintura de ervas, assim como o oleato, é uma forma de extração das propriedades medicinais de uma determinada planta. A diferença entre esse dois métodos, é o líquido que usamos para extração. Enquanto no oleato (extrato oleoso) usamos um óleo vegetal, na tintura (extrato alcoólico) usamos o álcool de cereais.

Como preparar as tinturas caseiras?

Na preparação das tinturas pode ser usado apenas uma erva medicinal ou uma mistura de ervas com propriedades medicinais, que dependem do problema a tratar. Também é possível preparar tinturas caseiras usando glicerina, devendo ser preparadas da seguinte forma: 200 g de erva seca ou de mistura de ervas.

Postagens relacionadas: