Como é feita a sapata isolada?

Índice

Como é feita a sapata isolada?

Como é feita a sapata isolada?

Esse último é feito por meio de uma viga, geralmente de alvenaria, de concreto simples ou armado, construída diretamente no solo e dentro de uma pequena vala. Ele é mais indicado nos casos de cargas leves, ou seja, casas de pequeno porte que serão construídas em solo firme.

Quais as etapas de execução de uma sapata isolada?

Para a execução de uma sapata, são realizados os seguintes passos:

  • Escavação do terreno onde será feita a sapata, de acordo com o projeto de fundações, seguindo as dimensões e cotas indicadas.
  • Aplicar uma camada de concreto magro no fundo do terreno escavado e nas suas laterais.

O que é uma sapata isolada?

A sapata isolada é um elemento de concreto de forma piramidal (retangular) nos pontos que recebem as cargas dos pilares. Na realidade, as formas que a sapata isolada pode ter em planta são muito variadas, mas a retangular é a mais comum.

O que é sapata corrida e isolada?

Sapata isolada: é o tipo de fundação superficial mais simples e a mais usada na construção civil. ... Sapata corrida: suporta cargas que vêm de elementos contínuos com cargas distribuídas linearmente, como muros, paredes e pilares ao longo de um mesmo alinhamento.

Qual a profundidade de uma sapata para 2 andares?

2 - Qual a profundidade e a medida das sapatas?
Tipo de terrenoDimensõesProfundidade
Rochoso (muito firme)40 x 40 cm50 cm
Arenoso (compacto)40 x 40 cm60 cm
Úmido (de boa resistência)1 cm80 cm

Quando usar sapata?

Esse tipo de fundação é utilizada para cargas mais leves, como residências ou quando o terreno é mais firme. Embora existam vários tipos de sapatas, todas elas são indicadas para áreas de solo estável e de alta resistência nas camadas superficiais. Além disso, as sapatas são executadas com concreto armado.

Quais são as vantagens da Sapata isolada?

Vantagens da sapata isolada. Sem dúvida, a principal vantagem obtida com o uso da sapata isolada é a economia de custos. Considere este tipo de fundação e outra, que requeira grande quantidade de concreto e/ou uma escavação mais profunda.

Como começar a fazer sapatas?

Antes de começar a fazer as sapatas, é muito importante planejar adequadamente como será a sua fundação. As dimensões das sapatas dependerão do tipo de terreno e carregamento e também de como serão feitas as paredes (com tijolo deitado ou em pé).

Quais são os tipos de sapatas?

Uma boa sapata depende fundamentalmente do concreto e da ferragem, e tem o interior constituído de malha de ferro. Quais os tipos de sapatas? Há diversos tipos de sapatas. Entre as mais comuns e básicas, estão: isolada, corrida, associada e viga alavanca/viga de equilíbrio. A seguir, conheça em detalhes cada uma delas.

Como escolher sapatas adequadas para o imóvel?

Novamente, a escolha depende do projeto realizado para a construção. De qualquer modo, a mistura deve ser homogênea e com consistência pastosa. Após sete dias, a massa estará seca. As sapatas adequadas a suportar o imóvel terão uma cor e consistência homogênea, sem “manchas” ou furos.

Postagens relacionadas: