Como se faz uma transformação isotérmica?

Índice

Como se faz uma transformação isotérmica?

Como se faz uma transformação isotérmica?

A transformação isotérmica ocorre quando um gás, em condições ideais, sofre variação na sua pressão e no seu volume, mas a temperatura permanece constante. A palavra isotérmica vem do grego, em que iso significa “igual”, e thermo significa “calor”, ou seja, “calor igual”, o que dá a entender que a temperatura não muda.

O que é uma transformação isotérmica construa o seu gráfico?

A representação gráfica da transformação isotérmica é uma hipérbole. Quanto maior o produto p.V dessa transformação, mais afastada essa hipérbole ficará dos eixos do gráfico. O nome dado a essa curva representada no gráfico é Isoterma.

Qual a temperatura da transformação isotérmica?

Numa transformação isotérmica, a temperatura permanece constante, variando a pressão e o volume da massa gasosa. Então, o valor final da temperatura é igual ao valor inicial (T0 = T1).

Qual a representação gráfica de uma transformação isotérmica?

A representação gráfica de uma transformação isotérmica será sempre uma hipérbole, independente dos valores da pressão e do volume e da temperatura em que foi realizado o experimento. Essa hipérbole é chamada de isoterma; de modo que, conforme pode ser visto no gráfico abaixo, diferentes temperaturas originam diferentes isotermas.

Qual é a equação isotérmica?

Essas curvas de temperatura constante são chamadas de isotermas. De tal modo, para uma transformação isotérmica, podemos escrever a seguinte equação: p1.V1= p2.V2. Boyle foi um dos responsáveis pelo estabelecimento da Química como ciência.

Quem foram os cientistas que estudaram a transformação isobárica?

Os cientistas que estudaram a transformação isobárica foram Joseph Louis Gay-Lussac e Jacques Alexandre César Charles. Por isso, as observações deles foram enunciadas em uma lei chamada de primeira lei de Charles e Gay-Lussac , que diz o seguinte:

Postagens relacionadas: