Para que serve a ventilação natural?
Índice
- Para que serve a ventilação natural?
- Como funciona o sistema de ventilação natural utilizado em galpões?
- Por que optar pela ventilação natural?
- Quais os mecanismos de aproveitamento de ventilação natural?
- Qual é o uso da ventilação natural na arquitetura?
- Como reduzir gastos energéticos com a ventilação natural?
Para que serve a ventilação natural?
A Ventilação natural na indústria cria um ambiente de trabalho mais saudável aos colaboradores com a renovação constante do ar e maior conforto térmico. Gera também economia, uma vez que o uso da ventilação natural dispensa o uso de equipamentos de ar-condicionado.
Como funciona o sistema de ventilação natural utilizado em galpões?
Os exaustores criam correntes por meio de uma força motriz que conduz o ar quente para fora do ambiente fechado. Esse movimento se dá pelo topo ou pelas laterais do galpão, dependendo do projeto de ventilação utilizado, ao mesmo tempo em que o ar fresco adentra o local, contribuindo para a renovação da corrente.
Por que optar pela ventilação natural?
O vento, quando bem aproveitado, também auxilia no controle da temperatura, promovendo bem-estar e reduzindo a necessidade do uso de soluções mecânicas. Optar pela ventilação natural em vez de ar-condicionado é extremamente importante para ambientes de trabalho e para quem está praticando home office.
Quais os mecanismos de aproveitamento de ventilação natural?
“Existem diversos mecanismos de aproveitamento de ventilação natural, como por exemplo: efeito chaminé e ventilação cruzada.
Qual é o uso da ventilação natural na arquitetura?
O uso da ventilação natural é um dos itens primordiais deste tipo de arquitetura, afinal, o vento é um recurso natural gratuito, renovável e infinito.
Como reduzir gastos energéticos com a ventilação natural?
Além de reduzir gastos energéticos, a ventilação natural dispensa sistemas artificiais, como o ar-condicionado, que muitas vezes acaba se tornando um meio para transportar microrganismos. Para idosos, grupo de risco para a infecção pelo coronavírus, as doenças do aparelho respiratório são comuns, com a maior incidência ainda de males crônicos.