Como o assistente social faz uma visita domiciliar?
Índice
- Como o assistente social faz uma visita domiciliar?
- Qual a finalidade da visita domiciliar do assistente social?
- Quem faz a visita domiciliar?
- Para que serve a visita domiciliar?
- Qual a importância da visita domiciliar?
- Como planejar as visitas domiciliares?
- Qual o papel da enfermagem na visita domiciliária?
- Qual a importância dos cuidados no domicílio?
Como o assistente social faz uma visita domiciliar?
Utilizando-se da visita domiciliar, que incorporam outros instrumentais técnico-metodológicos como a observação e a entrevista, compete ao assistente Social investigar através da leitura da realidade do usuário e de seus familiares, empregando os instrumentais necessários.
Qual a finalidade da visita domiciliar do assistente social?
A visita domiciliar do assistente social é uma atividade que faz parte de uma estratégia para aproximação dos serviços com a família atendida. Estudos mostram que as visitas domiciliares são efetivas para fortalecer os vínculos.
Quem faz a visita domiciliar?
Caso a demanda do usuário esteja no âmbito da saúde mental, geralmente é o psicólogo da equipe quem realiza a VD, e caso considere importante, solicita acompanhamento de outro profissional (terapeuta ocupacional e/ou assistente social, por exemplo).
Para que serve a visita domiciliar?
A visita domiciliar é uma “forma de atenção em Saúde Coletiva voltada para o atendimento ao INDIVÍDUO E À FAMÍLIA ou à coletividade que é prestada nos domicílios ou junto aos diversos recursos sociais locais, visando a maior eqüidade da assistência em saúde” (Ceccim e Machado, s/d, p.
Qual a importância da visita domiciliar?
1 INTRODUÇÃO A visita domiciliar (VD) vem sendo demonstrada em diversos estudos como fator importante no cuidado à saúde da família, gerando atividades profissionais realizadas diretamente no domicílio das pessoas, facilitando a aproximação das necessidades da
Como planejar as visitas domiciliares?
Não se pretende esgotar as possibilidades e formas de se fazer visitas domiciliares, ao contrário, este guia oferece orientações quanto ao planejamen - to das visitas domiciliares e ao acompanhamento das gestantes e famílias de crianças de 0 até 6 anos de idade participantes do Programa Criança Feliz.
Qual o papel da enfermagem na visita domiciliária?
RESUMO: A visita domiciliar é uma situação comum no cotidiano da enfermagem na ESF, sendo realizada no local de moradia favorecendo um espaço de construção coletiva da equipe de saúde. Dessa forma objetiva-se descrever o papel da enfermagem na visita domiciliária como instrumento de humanização.
Qual a importância dos cuidados no domicílio?
1. Introdução Os cuidados no domicílio são uma das áreas de intervenção básica das equipas de saúde e deverão estar na primeira linha dos programas prioritários de saúde e bem-estar social. Só assim é possível incrementar e potenciar o desenvolvimento dos Cuidados de Saúde Primários no caminho da qualidade assistencial.