Como se faz ácido clorídrico?
Como se faz ácido clorídrico?
No meio industrial essa obtenção pode ser feita de duas maneias: aquecimento a altas temperaturas do gás hidrogênio com o gás cloro, formando o HCl em sua forma pura que é gasosa. Esse gás se dissolve muito bem em água permitindo a confecção da solução de HCl.
Onde podemos encontrar o ácido clorídrico?
O ácido clorídrico está presente no nosso sistema digestório, o suco gástrico produzido por nosso estômago é uma solução de água, enzimas, ácido clorídrico, sais inorgânicos e uma pequena porcentagem de ácido lático.
Como é formado o ácido clorídrico encontrado na luz do estômago?
O ácido clorídrico é formado pelo gás cloreto de hidrogênio (HCl) dissolvido em água, numa proporção de cerca de 37% do gás. É um ácido inorgânico forte, líquido levemente amarelado, em que seus cátions H+ são facilmente ionizáveis na solução.
Quais são as aplicações do ácido clorídrico?
São várias as aplicações do ácido clorídrico, mas, por ser uma substância forte, é mais utilizado em indústrias e laboratórios. Assim, ele pode ser aplicado na hidrólise ácida de madeiras, produção de cloretos metálicos, acidificação de poços de petróleo e limpeza de equipamentos pesados.
Quantos elementos tem o ácido clorídrico?
O ácido clorídrico possui apenas um hidrogênio, é composto por dois elementos químicos, não tem carbono nem oxigênio em sua composição e é considerado um ácido volátil. Em outras palavras, a resposta correta está na Alternativa B: o HCl é monoácido, binário, inorgânico, hidrácido e gasoso.