Como faz água dura?
Como faz água dura?
A água dura é aquela que possui sais de cátions cálcio (Ca2+(aq)), magnésio (Mg2+(aq)) e ferro II (Fe2+(aq)), que são insolúveis em água e reagem com os ânions dos sabões, produzindo compostos insolúveis. As quantidades desses cátions determinam a dureza da água.
Onde se encontra água dura?
A água dura é formada quando a chuva se infiltra no solo através de depósitos de cal e calcário, compostos em grande parte por carbonatos de cálcio e magnésio. Assim, esses elementos ficam dissolvidos na água dos leçóis freáticos, que é coletada e distribuída para as cidades.
Como corrigir a dureza da água?
Como Tratar e/ou Corrigir a Dureza da Água Abrandador FUSATI O processo de abrandamento ocorre através de troca iônica, eliminando as prejudiciais incrustações provocadas por depósito de ferro, cálcio e magnésio na tubulação e em equipamentos. Os abrandadores são desenvolvidos para serem utilizados em vários tipos de indústrias.
Por que a água dura não pode ser usada na indústria?
Esse tipo de problema levou ao desenvolvimento dos detergentes sintéticos. A água dura não pode ser usada na indústria, pois pode haver o risco de acidentes como a explosão de caldeiras, também não é boa para cozinhar vegetais, pois eles endurecem em vez de ficarem mais moles.
Qual a origem da dureza da água?
A dureza da água é importante principalmente no aspecto industrial, visto que esses sais podem se acumular no interior das tubulações e causar prejuízos. Além disso, o cozimento de alimentos na água dura faz com que eles endureçam em vez de amolecer, daí a origem desse nome.
Qual é o processo de reversão da água dura?
O processo de reversão da água dura é chamado abrandamento. O processo de abrandamento ocorre através de troca iônica, eliminando as prejudiciais incrustações provocadas por depósito de ferro, cálcio e magnésio na tubulação e em equipamentos. Os abrandadores são desenvolvidos para serem utilizados em vários tipos de indústrias.