Como tirar sobrenome no cartório?
Como tirar sobrenome no cartório?
O processo para retirar o sobrenome paterno é o de retificação de registro civil, direcionado às varas de registros públicos da região, se existir. Todavia, é comum que seja formulado um pedido de retificação do registro civil no próprio processo de responsabilidade por abandono afetivo pelo pai.
Qual é o acréscimo de sobrenome?
O acréscimo de sobrenome é uma forma de homenagear a ancestralidade da família, um ente querido. É possível também incluir o sobrenome, por exemplo, da madrasta ou padrasto, desde que atendidos requisitos essenciais para tanto, como a criação e a convivência como se filho legítimo fosse.
Como podemos respeitar o nosso nome?
Diretamente atrelado ao nosso nome, temos direitos de: crédito, débito, contratos e outras obrigações ou direitos inerentes a vida civil ou criminal e, em que pese a possibilidade de alteração de nome, temos de respeitar também a segurança jurídica dessas obrigações.
Quem pode alterar seu nome original?
A alteração poderá se estender ao cônjuge, companheiro, filho, pai ou dependente que tenha convivência habitual com a vítima ou testemunha. A lei determina ainda que, cessada a coação ou ameaça que deu causa à alteração, a pessoa protegida pode solicitar ao juiz que volte a adotar seu nome original, conforme sua certidão de nascimento.
Posso acrescentar o sobrenome de um antepassado ao meu registro?
Posso acrescentar o sobrenome de um antepassado ao meu registro? Sim! Muito embora haja a crença na sociedade brasileira de que só se pode alterar o nome quando a pessoa completa 18 anos e somente enquanto não completar 19 anos, isto não se aplica ao acréscimo de sobrenome e sim a alteração do nome próprio do requerente.