Como apostilar um documento?
Como apostilar um documento?
Para que um documento receba o certificado da Apostila, basta levá-lo a um dos cartórios ou tabelionatos de qualquer capital brasileira. O apostilamento abrange uma via física e outra eletrônica. A primeira será emitida junto ao documento, a ele colada ou apensada.
Como é feito o apostilamento de Haia?
Para fazer o apostilamento de Haia, basta procurar por cartórios e tabelionatos – órgãos que são habilitados para apostilar os documentos emitidos no Brasil. Caso não conheça um local próximo para realizar o processo, basta acessar o site da CNJ e procurar por um cartório habilitado da sua cidade ou do seu estado.
O que precisa para apostila de Haia?
Documentos necessários para Apostila de Haia
- documentos administrativos;
- atos notariais;
- documentos advindos de autoridade ou funcionário dependente de qualquer alçada do país;
- declarações oficiais, tais como: menções de registro, vistos e reconhecimentos de assinaturas.
Quais documentos são aptos ao apostilamento?
Cada país pode definir quais documentos considera aptos ao apostilamento, mas, no geral, só podem ser apostilados: Declarações oficiais tais como menções de registo, visto para data determinada e reconhecimento de assinatura, inseridos em ato de natureza privada.
Como pode ser Apostilado o certificado da apostila?
Além desses, diplomas escolares, universitários e outros diplomas acadêmicos emitidos por instituições públicas também podem ser apostilados. Para que o documento receba o certificado da apostila, basta levá-lo a um dos cartórios ou tabelionatos de qualquer capital brasileira.
Como se preparar para o apostilamento?
Separe os documentos desejados para o apostilamento e dirija-se a um cartório ou tabelionato que realize o processo. O cartório recolhe os documentos, gera um protocolo e faz o orçamento do pedido. Em alguns casos, como o da certidão de nascimento, por exemplo, deve-se levar o documento original e a versão traduzida (tradução juramentada).
Qual a validade dos documentos apostilados?
Um RG, por exemplo, não se traduz, levando somente o original. No cartório, é feita a cópia autenticada e a apostila do mesmo. Agenda-se uma data para retirada do serviço (geralmente o prazo é de 24 horas). A apostila não tem prazo de validade e também não influi na validade dos documentos apostilados.