Como meu marido pode adotar minha filha?
Como meu marido pode adotar minha filha?
O Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 41, §1º, compreende a possibilidade do padrasto ou madrasta adotar o filho de seu cônjuge ou convivente, alterando-se apenas uma linha parental, com a substituição na certidão de nascimento do menor.
Como adotar uma criança já registrada?
É importante que você os forneça sua identidade, CPF, certidão de casamento ou nascimento, comprovante de residência, comprovante de rendimentos ou declaração equivalente, atestado ou declaração médica de sanidade física e mental e certidões negativas cível e criminal.
Como entrar com pedido de guarda do enteado?
É preciso incluir provas de que o pai é ausente, abusou da autoridade paterna ou faltou com deveres inerentes à criança. Um juiz deve avaliar toda a questão e ceder a guarda a você, removendo do pai ausente todos os direitos de custódia e paternidade da criança.
Como colocar o nome dos pais adotivos na certidão de nascimento?
Para solicitar a substituição do registro e da sua respectiva certidão, os novos pais devem comparecer ao Cartório de Registro Civil portanto todos os documentos que comprovem a adoção e os documentos pessoais (como RG e CPF) dos pais e do filho adotado.
Como entrar com adoção unilateral?
A Lei permite que a adoção unilateral de uma criança ou adolescente pelo padrasto, com o vínculo contínuo com a mãe. Caso a criança ou adolescente fosse registrado pela mãe, depois a pessoa que passa a conviver com a mãe, muitas vezes não sendo o pai biológico, este pode adotar unilateralmente o registrado.