Como calcular o raio do planeta Terra?

Índice

Como calcular o raio do planeta Terra?

Como calcular o raio do planeta Terra?

Eratóstenes obteve 40.000 quilómetros de perímetro e sabemos actualmente que são 40.075 quilómetros. A diferença foi mínima”, diz Paulo Jorge Lourenço, acrescentando que depois, para se obter o raio, é só dividir o perímetro por dois Pi (3,14). Eratóstenes chegou assim ao valor de 6369 quilómetros.

Qual é o valor do raio da Terra?

A Terra tem um raio de 6.378,14km no Equador.

Como calcular o raio r?

Encontre o valor de r. Faça uso da álgebra para adaptar a fórmula da circunferência até que a variável r (raio) esteja isolada em um lado da equação: Insira os valores da circunferência na fórmula. Sempre que um problema matemático indicar a circunferência C de um círculo, você poderá usar essa equação para calcular o raio r.

Como calcular o raio de um círculo?

O raio de um círculo equivale à distância do centro a qualquer ponto em sua circunferência. O modo mais simples de calculá-lo é dividindo o diâmetro pela metade. Se você não sabe o valor do diâmetro, mas conhece outras medidas, como a circunferência do círculo ( . Escreva a fórmula da circunferência.

Como calcular a distância entre dois raios?

Encontre o raio por meio da fórmula d = √((x 2 - x 1) 2 + (y 2 - y 1) 2 + (z 2 - z 1) 2). Agora que sabemos o centro da esfera e um ponto em sua superfície, calcular a distância entre os dois vai resultar na medida do raio.

Como encontrar o raio da superfície?

Encontre o raio com a ajuda da área da superfície. Use a fórmula r = √ (A/ (4π)). A área da superfície pode ser encontrada por meio da equação A = 4πr 2. A fórmula √ (A/ (4π)) = r significa que o raio da esfera equivale à raiz quadrada da área da superfície dividida por 4π.

Postagens relacionadas: