Como impedir uma assembleia de condomínio?

Índice

Como impedir uma assembleia de condomínio?

Como impedir uma assembleia de condomínio?

Para evitar impugnação de assembleia

  1. Deve-se aguardar a segunda convocação para começar a reunião.
  2. Discutir e relatar em ata toda a pauta da assembleia em itens e por ordem de assuntos.
  3. Convocar todos os condôminos dentro das normas previstas na Convenção.

Qual o prazo para impugnar uma assembleia de condomínio?

2. O direito da parte de pleitear a anulação de assembléia geral de condomínio decai em 2 (dois) anos a contar da data da conclusão do ato. Logo, se a demanda foi proposta após o decurso do prazo, a decadência deve ser reconhecida, de ofício, pelo magistrado, conforme estabelece o artigo 210 do Código Civil .

O que pode anular uma assembleia de condomínio?

Itens e condutas que geram impugnação de assembleia Permitir o voto de representante sem procuração. Mudar a Convenção com menos de 2/3 dos condôminos. Isso é ilegal e será decretado nulo. Deixar de convocar, o síndico, reunião solicitada por ¼ dos condôminos.

Como corrigir uma ata de reunião?

Se o relator cometer um erro, deve empregar a partícula retificativa “digo”, como neste exemplo: “Aos dezesseis dias do mês de julho, digo, de junho, de dois mil e cinco…” Quando se constatar erro ou omissão depois de lavrada a ata, usa-se em tempo: “Em tempo: Onde se lê julho, leia-se junho”.

Como se comportar em uma assembleia de condomínio?

Saiba como organizar uma assembleia de condomínio

  1. Convocação com antecedência. ...
  2. Elaborar pautas pertinentes e objetivas. ...
  3. Ata é fundamental. ...
  4. Conduzir a assembleia de forma imparcial e ética.

Quem pode secretariar uma assembleia de condomínio?

Qualquer pessoa pode secretariar os trabalhos, salvo disposição contrária na Convenção.

Como anular uma assembleia?

Se alguma regra não for respeitada, a assembleia (e suas decisões) podem ser anuladas por uma assembleia seguinte, ou por decisão judicial. Do mesmo modo, uma assembleia ou uma decisão judicial podem anular ata que não seja fiel a tudo o que foi discutido e votado. Leia o texto abaixo para mais detalhes.

Qual a finalidade da Assembleia de condóminos?

Em época crítica de assembleias de condóminos convém relembrar a legislação que as regula assim como alguns pontos fundamentais. A assembleia ou reunião de condóminos é o encontro de todos os proprietários (condóminos) e tem como finalidade a discussão e tomada de decisões de interesse comum no que diz respeito ao condomínio.

Posso convocar Assembleia de condôminos?

Podem os condôminos insatisfeitos convocar assembleia, eles mesmos, desde que tenham a solicitação de ¼ de todos os condôminos. A impugnação é sempre judicial. Pode-se, entretanto, convocar outra assembleia para revogar as decisões anteriores, desde que feita nas formalidades previstas pela Convenção e pelo Código Civil.

Qual o ambiente vivido numa assembleia de condóminos?

A experiência dita que o ambiente vivido numa assembleia de condóminos nem sempre é amistoso e descontraído. Muitas vezes os condóminos não estão todos presentes e chega-se a um impasse quando é necessária a tomada de decisões, especialmente aquelas que requerem unanimidade.

Postagens relacionadas: