O que é necessário para acrescentar um sobrenome?

Índice

O que é necessário para acrescentar um sobrenome?

O que é necessário para acrescentar um sobrenome?

Para acrescentar sobrenomes é necessário ingressar com uma ação judicial denominada ação de retificação de registro civil, só é possível ingressar com esse processo por intermédio de um advogado.

Como funciona o sobrenome do filho?

No Brasil, a criança pode ser registrada com todos os sobrenomes do pai e da mãe. Mas eles também podem optar por dar ao filho apenas um de cada família, se quiserem. Sobrenomes que não estão no registro dos pais, mas pertencem à família, também podem ser incluídos.

Como posso tirar o nome do meu pai?

O interessado, no primeiro ano após ter atingido a maioridade civil, poderá, pessoalmente ou por procurador bastante, alterar o nome, desde que não prejudique os apelidos de família, averbando-se a alteração que será publicada pela imprensa. Logo, não há algo como "com quantos anos posso tirar o nome do meu pai" na legislação brasileira.

Como faço para tirar o sobrenome do meu filho?

Lembrando que eu tenho o sobrenome dela e não quero tirar o do meu pai mas deixar meu filho com o sobrenome dos dois avós maternos. Quando meu filho nasceu há 7 meses atras coloquei somente um sobrenome do pai e um meu.

Como Tirar a segunda via do sobrenome paterno?

Para dar o início ao processo, é preciso que você tenha sua certidão em mãos. Se esse não for o caso, veja como obtê-la em Como tirar a segunda via da certidão de nascimento. Já há casos na justiça onde o autor conseguiu remover o sobrenome paterno.

Qual o prenome do meu filho?

Para considerar pessoas da mesma família com o mesmo prenome e sobrenome as NSCGJ prevê a utilização dos agnomes como por exemplo: filho, neto, sobrinho, Junior. Sendo assim, o seu filho só deve ter o agnome filho se o nome dele fosse idêntico ao do pai. Ex: Joel Filho, João Filho, João Neto, etc. Quantos sobrenomes posso colocar no meu filho?

Postagens relacionadas: