Como contribuir com o INSS individual?
Como contribuir com o INSS individual?
4 passos para pagar o INSS como autônomo
- Fazer a inscrição no Programa de Integração Social (PIS);
- O trabalhador autônomo é inscrito como “contribuinte individual”.
- Escolher o tipo de contribuição;
- Efetuar o pagamento da Guia da Previdência Social (GPS).
Quanto deve recolher de INSS como contribuinte individual?
A obrigação do contribuinte individual é efetuar o recolhimento de 20% de sua remuneração mensal até o limite do teto da previdência social. Então, se sua remuneração exceder o teto, não é necessário continuar contribuindo.
Como Pagar o contribuinte individual ao INSS?
O valor a ser pago pelo contribuinte individual ao INSS pode sofrer variações conforme o plano de contribuição adotado por cada um. Desta forma, antes de mais nada, é preciso conhecer os dois planos existentes, o simplificado e o normal.
Quanto custa a contribuição para o INSS?
Já no plano normal a contribuição equivale a 20% da renda obtida mensalmente, respeitando o limite do teto da Previdência Social, de maneira que a quantia excedente não deve ser paga. Imagine o caso de Gabriela, uma dentista autônoma que ganha R$ 10 mil por mês e deseja dar início às contribuições junto ao INSS.
Como efetuar o pagamento da Guia do INSS?
Efetuar o pagamento da Guia da Previdência Social (GPS). A GPS, que é o “carnê do INSS” pode ser preenchida manualmente ou pela internet. Depois de preenchida é só levar a guia até uma instituição bancária, ou casa lotérica, e efetuar o pagamento. A data limite para pagamento é até o dia 15 do mês seguinte.
Como você pode inscrever-se no INSS?
Se você já trabalhou de carteira assinada, então provavelmente você já possui um número. Mas se você nunca contribuiu, é só inscrever-se pela internet. Efetuar o pagamento da Guia da Previdência Social (GPS). A GPS, que é o “carnê do INSS” pode ser preenchida manualmente ou pela internet.