Como fazer um plano de aula de leitura?

Índice

Como fazer um plano de aula de leitura?

Como fazer um plano de aula de leitura?

Veja abaixo as orientações:

  1. Disponibilize na sala de aula uma cesta ou um espaço com diversos livros de literatura infantil;
  2. Faça uma ordem de apresentação dos alunos, por exemplo, você poderá seguir a lista dos nomes dos alunos em ordem alfabética, ou criar sua própria sequência de acordo com sua turma;

Como trabalhar com fichas de leitura?

Como se faz uma ficha de leitura?

  1. Leitura da capa: título, autor, ilustrador.
  2. Ler a ilustração e, a partir dela, perguntar sobre o que poderia tratar o texto.
  3. Ler o texto do livro, destacando as ilustrações.
  4. Ao final, fazer perguntas para a interpretação do texto.
  5. Fazer perguntas que levem à reflexão do texto.

O que deve conter numa ficha de leitura?

Uma ficha de leitura tem que conter, em primeiro lugar, os dados bibliográficos da obra: Autor: Título: Exemplo Editora: Coleção: Lugar e data da edição: SBN: De onde tiro estes dados bibliográficos? Em que parte do livro estão?

Como trabalhar a leitura na educação infantil?

Mas a leitura também pode ser exercitada e desenvolvida de outras formas. Na Educação Infantil, por exemplo, é possível trabalhar essa habilidade por meio de brincadeiras, cantigas, músicas, ritmos e melodias em qualquer lugar. Na Alfabetização, as histórias em quadrinhos e até mesmo fotos de família podem ser bons estímulos à leitura.

Quais são as informações importantes para a leitura do texto?

Antes de iniciar a leitura, observe todas as informações - (verbais ou não-verbais) - que podem ajudá-lo a melhor compreender o texto: a última capa, a orelha, as notas sobre o autor, a bibliografia (se houver), o índice, etc. Anote tudo o que você julgar importante e as idéias que você for tendo a respeito do texto a ser lido.

Qual é o Diário de leitura?

O diário de leitura é, segundo Rachel Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (na obra Resenha - leitura e produção de textos técnicos e acadêmicos, Editora Parábola), uma ferramenta para a leitura crítica de textos.

Por que a escrita diminui a fronteira entre leitor e escritor?

De um lado, diminui a fronteira entre leitor e escritor, tornando-os parte do mesmo processo; do outro, faz com que a escrita seja uma tarefa menos individual para se tornar uma atividade mais coletiva e colaborativa. O poder e a autoridade ficam distribuídos pelas imensas redes digitais, facilitando a construção social do conhecimento.

Postagens relacionadas: