Qual o direito do avalista?
Qual o direito do avalista?
O avalista pode ser acionado para pagar antes do avalizado – devedor principal, o que não ocorre na fiança, por exemplo, em que se estabelece, em princípio, o benefício de ordem. ... Se o avalista pagar parte ou toda a dívida, de forma judicial ou extrajudicial, terá o direito de regresso para com o devedor principal.
Quando é solicitado um fiador?
Por norma, um fiador é solicitado pelas instituições financeiras quando estas verificam que existe risco de incumprimento por parte do cliente e, neste sentido, necessitam de garantias para reduzir o risco.
Será que um fiador pode desistir de ser fiador?
A verdade é que um fiador não pode simplesmente desistir de o ser. De facto, em princípio, a fiança só se extingue quando se extinguir a dívida a que está associada. Contudo, existem outras possibilidades para se deixar de ser fiador.
Quem é o fiador do contrato de fiança?
Ao solicitar, o estudante assina um contrato e assume a responsabilidade da dívida, no entanto, caso o pagamento das parcelas não seja feito pelo estudante, o fiador quem assume o financiamento e se torna responsável pela quitação do mesmo. O fiador tem liberdade para romper o contrato de fiança no Fies.
Posso pedir um empréstimo sendo fiador de um crédito?
Pode pedir um empréstimo sendo fiador de um crédito. No entanto, é importante garantir que não existirá nenhuma possibilidade de incumprimento por parte do devedor a quem se vinculou. Um dos riscos que corre quando aceita ser fiador de alguém é o de ficar com a sua reputação prejudicada junto do Banco de Portugal.