Como fazer xarope simples Farmacotecnica?
Índice
- Como fazer xarope simples Farmacotecnica?
- Como fazer cálculo de xarope?
- Qual a fórmula base para um xarope?
- O que é xarope QSP?
- Qual a função da sacarose em um xarope?
- Qual a função da sacarose em uma formulação de xarope?
- Qual a propriedade farmacêutica do xarope simples?
- Como foi feita a filtração do xarope?
- Quais as vantagens dos xaropes?
- Qual o volume desejado do xarope?
Como fazer xarope simples Farmacotecnica?
Dissolver a sacarose no suco de cereja por aquecimento em banho de vapor, resfriar e remover a espuma e os sólidos flutuantes. Adicionar o álcool e quantidade de água para completar 1000ml, e misturar.
Como fazer cálculo de xarope?
Faz-se assim: é a raiz quadrada do peso multiplicado pela altura e dividido por 3600. E como eu sempre digo: não use medicamentos sem orientação de um médico ou de um farmacêutico.
Qual a fórmula base para um xarope?
No ramo da farmacologia é uma mistura aquosa farmaceutica (forma farmacêutica ou fármaco) com alta viscosidade e alta concentração de açúcares em sua composição, com no mínimo 45% p/p (porcentagem em peso) de sacarose e viscosidade de 190 cSt (centistokes) para fármaco sem principio ativo.
O que é xarope QSP?
Ajude a inserir referências. q.s.p., em química, é a abreviação de 'Quantidade Suficiente Para'. Em Latim, Quantum Satis para. Este termo é utilizado quando não se tem uma quantidade definida de um veículo líquido ou sólido, ou este varia, para se completar um determinado volume ou massa.
Qual a função da sacarose em um xarope?
A função da sacarose no xarope é promover a estabilidade microbiana, com a concentração próxima à saturação máxima; sabor mais doce e mais viscoso; aporte calórico.
Qual a função da sacarose em uma formulação de xarope?
Uma das formas farmacêuticas mais empregadas para mascarar sabores desagradáveis é o xarope, que possui como característica principal, ser constituído por uma concentração elevada de sacarose, o que proporciona à formulação viscosidade e dulçor.
Qual a propriedade farmacêutica do xarope simples?
FARMACOTÉCNICA I RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA “Preparação de xarope simples” Introdução É a forma farmacêutica aquosa caracterizada pela alta viscosidade, que apresenta não menos que 45% (p/p) de sacarose ou outros açúcares na sua composição. Os xaropes geralmente contêm agentes flavorizantes.
Como foi feita a filtração do xarope?
Conseguiu-se o volume de 50mL de xarope, mas o xarope não apresentou características aceitáveis. O xarope não ficou límpido, apresentou uma coloração muito amarelada juntamente com partículas. Também foi realizada a filtração, com auxílio do coador de pano, pois não tinha material de filtro adequado, que seria o papel de filtro tipo Chardin.
Quais as vantagens dos xaropes?
As principais vantagens dos xaropes são que eles apresentam boa conservação por serem hipertônicos e desidratarem os microorganismos que sofrem plasmólise, são apropriados para fármacos hidrossolúveis e possibilitam a correção de sabor da formulação (efeito edulcorante).
Qual o volume desejado do xarope?
Para obter o volume desejado, com base nos cálculos feitos anteriormente ao processo, foi necessário avolumar com água o cálice. Ao final da prática não foi obtido o resultado esperado. Conseguiu-se o volume de 50mL de xarope, mas o xarope não apresentou características aceitáveis.