O que preciso para emitir conhecimento de transporte?
Índice
- O que preciso para emitir conhecimento de transporte?
- Quando deve ser emitido o conhecimento de transporte?
- Quem tem que emitir o MDFE?
- Como fazer o transporte eletrônico?
- Qual o novo modelo de documento de transporte eletrônico?
- Como é possível adquirir um certificado digital para a sua transportadora?
- Qual o documento oficial para o transporte de cargas?
O que preciso para emitir conhecimento de transporte?
Confira a lista com 5 providências a serem tomadas.
- Solicitar o credenciamento na Sefaz. Antes de tudo, é necessário solicitar o credenciamento do CNPJ da transportadora perante a Secretaria da Fazenda (Sefaz). ...
- Adquirir um sistema emissor de CT-e. ...
- Ter acesso à internet. ...
- Adquirir o certificado digital. ...
- Configurar a empresa.
Quando deve ser emitido o conhecimento de transporte?
A cada operação de transporte deve ser emitido um CT-e, que documenta e armazena todos os dados sobre o serviço prestado para fins fiscais. Somente após a SEFAZ autorizar o uso do CT-e que será emitido o DACTE (Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico), quando então o transporte poderá ser iniciado.
Quem tem que emitir o MDFE?
O MDF-e deverá ser emitido por empresas prestadoras de serviço de transporte para prestações com mais de um conhecimento de transporte ou pelas demais empresas nas operações, cujo transporte seja realizado em veículos próprios, arrendados, ou mediante contratação de transportador autônomo de cargas, com mais de uma ...
Como fazer o transporte eletrônico?
Agora que você já relembrou o que é o Conhecimento de Transporte eletrônico e entende a importância e a necessidade de emiti-lo, podemos apresentar o passo a passo para tornar essa tarefa mais rápida e simples. Para isso, vamos indicar as etapas que você deve seguir.
Qual o novo modelo de documento de transporte eletrônico?
O Conhecimento de Transporte eletrônico (CT-e) é o novo modelo de Documento Fiscal Eletrônico, instituído pelo AJUSTE SINIEF 09/2007, que veio para substituir os seguintes documentos fiscais: Nota Fiscal de Serviço de Transporte, modelo 7, quando utilizada em transporte de cargas.
Como é possível adquirir um certificado digital para a sua transportadora?
Normalmente, isso pode ser feito através do portal da SEFAZ. Em seguida, você deve adquirir um certificado digital para a sua transportadora. Esse processo só pode ser feito pelo proprietário, através de uma Autoridade Certificadora homologada pelo ICP Brasil.
Qual o documento oficial para o transporte de cargas?
Até 2012, o CTRC (Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas) era o documento oficial que acompanhava o transporte de cargas no Brasil, mas foi substituído pelo CTe que utilizamos atualmente.