Como denunciar para a Vigilância Sanitária?
Como denunciar para a Vigilância Sanitária?
Caso você se pergunte “como faço para denunciar um restaurante por falta de higiene”, a resposta é: direcione sua denúncia ao órgão de vigilância sanitária do seu município. A acusação pode ser feita por telefone, carta ou e-mail denunciando o problema.
Por que não denunciar um estabelecimento de Vigilância Sanitária?
De nada adianta denunciar um estabelecimento, por não estar cumprindo as regras estabelecidas pela Vigilância Sanitária, se em sua residência o mesmo acontece. Por isso, mantenha o quintal e casa limpos, sem criadouros propícios para parasitas e mosquitos, como por exemplo, o transmissor da dengue.
Como ligar para a vigilância sanitária?
Cada município possui um departamento ligado a Vigilância Sanitária, e você pode ligar nos telefones de denúncia disponibilizados na cidade. Porém, se a reclamação não for atendida acesse o site http://www.cvs.saude.sp.gov.br/ouvidoria.asp e registre a queixa referente ao mau atendimento do órgão local (no caso das cidades do Estado de São Paulo).
Como foi fortalecida a vigilância sanitária?
Nessa legislação foi fortalecida a vinculação de forma de atuação da fiscalização sanitária conforme o risco sanitário das atividades. Em outras palavras, a atual política de atuação da vigilância sanitária busca implementar auditorias mais completas e frequentes em atividades econômicas que apresentem um risco sanitário mais elevado.
Como contatar a vigilância sanitária municipal?
O cidadão que tiver qualquer dúvida quanto ao consumo de algum produto ou utilização de serviço pode contatar a Vigilância Sanitária Municipal através de dois canais básicos de comunicação. São eles: o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), que atende pelo número 156 ou pelo SacWeb.