O que fazer para começar a contribuir com o INSS?

Índice

O que fazer para começar a contribuir com o INSS?

O que fazer para começar a contribuir com o INSS?

Aqueles que não são obrigados mas desejam começar a contribuir, devem ter no mínimo 16 anos de idade e são conhecidos como segurados facultativos. Trabalhadores autônomos, chamados de contribuintes individuais, também devem fazer a inscrição pelo site e começar a pagar para estar em dia com a previdência.

Como é possível pagar ao INSS?

Para ser contribuinte individual, é possível pagar ao INSS de duas formas: mensal ou trimestralmente. Contudo, apenas os filiados que pagam valores baseados no salário mínimo podem realizar as contribuições trimestrais. O pagamento mensal deve ser realizado até o dia 15 do mês seguinte à contribuição.

Como fazer a inscrição para o INSS?

Quem já tem número de PIS, PASEP ou NIS, não é necessário fazer inscrição, basta usar um desses números junto a previdência social. A inscrição deve ser feita na condição de filiado que a modalidade é quem deseja contribuir para o INSS, de forma obrigatória ou por opção (contribuinte facultativo).

Como conferir o tempo atual de contribuição no INSS?

Saiba como conferir o tempo atual de contribuição em anos, meses e dias: O sistema informará a data de entrada e saída de cada emprego ou vínculo com o INSS; Caso falte algum vínculo, o sistema permite adicionar manualmente outros períodos e os respectivos valores de contribuição;

Qual a alíquota de contribuição ao INSS?

Contribuinte Individual Rural com recolhimento mensal (Cód. 1287): Código destinado a trabalhadores rurais autônomos. A contribuição ao INSS tem alíquota de 20% sobre o salário-de-contribuição e a partir do mesmo é possível se aposentar-se por idade ou tempo de contribuição.

Postagens relacionadas: