Como conseguimos imaginar?

Índice

Como conseguimos imaginar?

Como conseguimos imaginar?

Para pessoas que não conseguem imaginar, o melhor ponto de início é trabalhar em sua memória visual, uma vez que é ela possivelmente a maior responsável por sua imaginação: no fim das contas, para imaginar algo é preciso ser capaz de reter uma imagem mental durante mais do que alguns segundos e ainda manter vários ...

Porque eu não consigo imaginar?

Afantasia, a incapacidade de visualizar imagens na mente, atinge cerca de 2,5% da população. Ao fechar os olhos, a maioria das pessoas consegue facilmente imaginar o pôr do sol ou revisitar memórias como se fosse um filme passando na cabeça. No entanto, para outras, ações simples como essas são impossíveis.

Quem tem afantasia consegue desenhar?

Mas Ed Catmull, de 74 anos, tem uma condição chamada afantasia, na qual as pessoas não conseguem visualizar de forma alguma imagens mentais. E, em uma pesquisa surpreendente com seus ex-funcionários, descobriu que alguns dos melhores animadores do mundo também apresentam esta condição.

Como saber se você tem afantasia?

Sinais

  1. Pense em um amigo ou membro da família. Tente evocar uma imagem do rosto dele em sua mente. Com que clareza você pode ver suas características, rosto, cabelo e forma?
  2. Com que clareza você pode imaginar seus movimentos e gestos característicos?
  3. Com que nitidez você consegue imaginar as roupas dessa pessoa?

Como fixar uma imagem na mente?

No seu dia a dia, quando se deparar com um quadro, uma fotografia ou uma vitrine, reserve 30 segundos para memorizá-los. Capte os detalhes que compõem a imagem. Feito isso, se afaste e anote em um papel as coisas que conseguir lembrar.

Como funciona a nossa imaginação?

Quando há mais tempo sem estímulos visuais e sonoros, novas ligações se desencadeiam. Imaginação a funcionar, criatividade a carburar. “O cérebro também precisa de momentos de pausa, deixar as ideias viajarem até onde quiserem. A deambular livremente as ligações podem acontecer.”

Quem tem afantasia consegue sonhar?

Descobrimos que a afantasia não está apenas associada a imagens visuais ausentes, mas também a um padrão generalizado de alterações em outros processos cognitivos importantes”, diz ele. “Pessoas com afantasia relataram uma capacidade reduzida de lembrar o passado, imaginar o futuro e até sonhar.”

Como curar afantasia?

Até hoje, não existe tratamento para a afantasia. Embora seja verdade que conviver com ela não limita nenhum aspecto do dia a dia, é curioso saber que os diagnosticados afirmam que se sentem diferentes e sabem que há algo errado que lhes faz falta.

Postagens relacionadas: