O que é preciso para reativar uma empresa inativa?

Índice

O que é preciso para reativar uma empresa inativa?

O que é preciso para reativar uma empresa inativa?

Ouça em voz altaPausarPara reativar uma empresa basta fazer uma alteração contratual em que conste uma cláusula de reativação. Também é necessário demonstrar que o nome empresarial não está em uso por outra sociedade.

Porque o CNPJ fica inapto?

Ouça em voz altaPausarDe acordo com a Receita Federal, sua empresa pode ser qualificada como CNPJ inapto se ocorrer a omissão de demonstrativos e declarações por pelo menos dois exercícios consecutivos. ... Dentre as obrigações que, se não cumpridas, podem deixar um CNPJ inapto estão estão: Relação Anual de Informações e Salários (RAIS);

Como regularizar CNPJ inapto?

Ouça em voz altaPausarSe o seu CNPJ está inapto, o primeiro passo é verificar junto à Receita Federal quais são as pendências da empresa. Isso pode ser feito através do site do órgão fiscalizador. Depois, separe as suas escriturações fiscais, além das declarações necessárias para a regularização.

Como regularizar o CNPJ na Receita Federal?

Ouça em voz altaPausarPara fazer a regularização do CNPJ, basta agendar consulta na Receita Federal, onde você poderá efetivamente saber o que foi que os auditores encontraram nos documentos da sua empresa (ou na falta deles) que levou a alteração da situação cadastral.

Quanto tempo demora para uma empresa ficar inativa?

cinco anos Ouça em voz altaPausarO dono do negócio, ao realizar a alteração contratual da empresa, informa o tempo que o CNPJ deve ficar inativo. Uma empresa pode ficar inativa por um intervalo máximo de cinco anos antes de ter seu registro cancelado pelo órgão de registro.

Como reativar empresa na Receita Federal?

Ouça em voz altaPausarNão é possível reativar CNPJ. Quando é solicitada a baixa de um CNPJ, ele fica extinto. Dessa forma a única forma de 'reativar CNPJ' será por meio da abertura de uma nova inscrição. Ao abrir uma nova inscrição como microempreendedor individual, por exemplo, um novo CNPJ é gerado.

O que significa quando o MEI está inapto?

Ouça em voz altaPausarSe sua empresa deixou de apresentar suas declarações (DASN-SIMEI, RAIS, DCTF, ECF ou GFIP) nos últimos dois anos, o CNPJ provavelmente estará inapto e isso pode ocasionar sérios problemas, tais como: a empresa fica impedida de emitir notas fiscais, realizar operações comerciais, movimentar contas bancárias e participar ...

É possível emitir nota fiscal para CNPJ inapto?

Ouça em voz altaPausarQuando uma empresa é declarada inapta, ela fica impedida de realizar operações comerciais, emitir notas fiscais, participar de licitações ou movimentar contas bancárias, não é permitida a fazer nada, nem sequer comprar um certificado digital para regularizar.

Como ativar uma empresa inapta no Estado?

Ouça em voz altaPausarEntretanto, se estiver nas situações INAPTA ou SUSPENSA, a inscrição estadual poderá ser reaproveitada, conforme o caso. Você deverá comparecer ao Posto Fiscal, solicitar a regularização do cadastro e cumprir as exigências realizadas.

Como regularizar o CNPJ pela internet?

Ouça em voz altaPausarPara isso, basta acessar o portal da Receita Federal, inserir os números do CNPJ e clicar em consultar. Se os dados estiverem corretos, a página mostrará o comprovante de inscrição e o detalhamento da situação cadastral.

Como reativar o CNPJ?

Para reativar o CNPJ, o representante da empresa deverá protocolar em uma unidade da Receita Federal um pedido de regularização dirigido ao titular da unidade, juntamente com a apresentação de documentos que comprovem a inexistência dos motivos que levaram o CNPJ a ser declarado inapto por localização desconhecida.

Como fazer o restabelecimento de inscrição de CNPJ?

Muitos às vezes não sabem, mas é possível fazer o restabelecimento de inscrição de CNPJ que foi baixado pelo motivo de OMISSÃO CONTUMAZ, devido à falta de entrega de suas declarações. Este procedimento não é novo, pois antes a SRF já dava baixa de ofício com base na IN RFB Nº 1470 de .

Como fazer a regularização do CNPJ?

O representante da empresa deve formular um pedido de regularização do CNPJ e dar entrada em uma unidade da Receita Federal, juntamente com a documentação que comprove a origem, disponibilidade e efetiva transferência, se for o caso, dos recursos empregados em operações de comércio exterior, conforme previsão legal.

Qual o prazo para meu CNPJ voltar a ficar regular?

Qual o prazo para meu CNPJ voltar a ficar regular? Após entregar todas as pendências o prazo é de até 24 horas para que o CNPJ volte a ficar ativo, na situação de regular.

Postagens relacionadas: