O que é roteamento entre VLANs?

Índice

O que é roteamento entre VLANs?

O que é roteamento entre VLANs?

Um dos benefícios do roteamento legado entre VLANs é a facilidade de configuração. Neste laboratório, você configurará um roteador com dois switches conectados por meio das interfaces Gigabit Ethernet do roteador. Duas VLANs separadas serão configuradas nos switches, e você configurará o roteamento entre as VLANs.

Como configurar uma rede VLAN?

1. Vá em LAN >> VLAN clique em Enable para habilitar a configuração VLAN, e crie uma VLAN para cada sub-rede LAN, selecione as portas LAN a serem utilizadas, clique em Enable em VLAN Tag, e define um único VLAN ID (VID) para cada VLAN.

Como fazer 2 VLAN se comunicar?

Para que esta comunicação entre duas VLANs distintas seja realizada, precisamos utilizar um roteador ou um switch camada 3 (multi-layer). Devemos sempre criar diferentes sub-redes para cada uma das VLANs, para que a comunicação entre elas seja realizada com êxito.

Em que situações é recomendável usar VLANs?

Hoje em dia uma das principais razões para se implementar VLANs é segurança. Um equipamento (seja notebook, desktop, smartphone, etc) que esteja contaminado por um vírus normalmente só consegue atacar diretamente outros equipamentos que estejam dentro da mesma VLAN.

O que é o roteamento?

O roteamento é a forma mais importante, utilizada na internet, para a entrega de pacotes de dados entre hosts (equipamentos de rede de uma forma geral, incluindo computadores, roteadores etc). ... A determinação e escolha dessa rota é o que foi nomeado como roteamento.

Qual é a principal característica de um roteamento herdado entre VLANs?

Se você ativar o roteamento, os dispositivos em cada VLAN podem se comunicar entre si, sem a necessidade de que todos os dispositivos estejam no mesmo domínio de broadcast. Esse projeto de VLAN também tem um benefício adicional.

Como configurar VLAN Cisco?

Para criar novas VLANs basta utilizar o comando “vlan num-vlan” em modo de configuração global, sendo que o “num-vlan” é o numero ou ID da VLAN que você deseja criar. Opcionalmente você pode utilizar o comando “name” e dar um nome para VLAN criada.

Como funciona uma rede VLAN?

Virtual Local Area Networks (VLANs) separam uma rede física existente em várias redes lógicas. Assim, cada VLAN cria seu próprio domínio de broadcast. A comunicação entre duas VLANs só pode ocorrer por meio de um roteador conectado a ambas. As VLANs funcionam como se fossem criadas usando switches independentes.

Quantas VLANs podem ser criadas?

Você pode criar mais de uma VLAN em um switch, mas estas redes não podem se comunicar diretamente por ele. Se elas pudessem, não faria sentido ter uma VLAN. Afinal, o objetivo da VLAN é isolar uma parte da rede. A comunicação entre as VLANs requer o uso de um roteador.

Como rotear VLANs?

Para que o switch possa fazer o roteamento entre as VLANs, as interfaces VLAN devem ser configuradas com um endereço IP. Quando recebe um pacote destinado a outra sub-rede/VLAN, o switch analisa a tabela de roteamento para determinar para onde encaminhar o pacote. O pacote é então passado à interface VLAN do destino.

Como se dividem os Vlans em um ambiente de rede?

As VLANs dividem os domínios de transmissão em um ambiente de rede. Sempre que os hosts de um VLAN precisam se comunicar com os hosts de outro VLAN, o tráfego deve ser roteado entre eles. Isto é conhecido como o roteamento entre VLANs.

Como funcionam as VLANs?

As VLANs permitem a segmentação das redes físicas, sendo que a comunicação entre máquinas de VLANs diferentes terá de passar obrigatoriamente por um router ou outro equipamento capaz de realizar encaminhamento (routing), que será responsável por encaminhar o tráfego entre redes (VLANs) distintas.

Quais são os conceitos da VLAN?

Existem ainda outros conceitos dentro do assunto das VLANs como por exemplo VTP, trunking (protocolo 802.1Q ou ISL da Cisco), subinterfaces, etc. Esperamos trazer estes temas em próximos artigos. Redes – Como calcular sub-redes?

Como configurar o VLAN no interruptor?

Para indicar o VLAN atual no interruptor, entre no seguinte: Nota: Neste exemplo, os VLAN 1, o 10, 20, e 30 estão disponíveis sem portas manualmente atribuídas. Etapa 3. Do modo de exec privilegiado do interruptor, incorpore o modo de configuração global entrando no seguinte: Etapa 4.

Postagens relacionadas: