Quem já teve MEI pode abrir outro?

Índice

Quem já teve MEI pode abrir outro?

Quem já teve MEI pode abrir outro?

A resposta é: não, não é possível ter dois MEIs. Para casos em que o empreendedor exerce mais de uma atividade como MEI, ele poderá escolher uma atividade principal e até 15 atividades secundárias entre as ocupações permitidas como MEI.

Quando ocorre o cancelamento do MEI?

A medida determina que o MEI terá sua inscrição CNPJ cancelada nas seguintes situações: quando houver a omissão na entrega da declaração DASN-MEI nos dois últimos exercícios; quando o MEI estiver inadimplente em todas as contribuições mensais devidas, contadas desde o primeiro mês do período até o mês do cancelamento.

Quanto tempo posso abrir outro MEI?

Para quem ainda está com a inscrição suspensa, é só acertar e regularizar as pendências em até 90 dias para sair da suspensão, continuar com o mesmo CNPJ e contar com os direitos MEI.

Como abrir uma nova MEI?

Documentação em comum para todos os casos

  1. Cadastro na conta gov.br.
  2. RG.
  3. Dados de contato e endereço.
  4. Dados do seu negócio: tipo de atividade econômica realizada, forma de atuação e local onde o negócio é realizado.
  5. Título de eleitor ou número da Declaração de Imposto de Renda.

Como saber se cancelei meu MEI?

Como verificar se meu MEI foi cancelado?

  1. Acesse o portal do empreendedor ao clicar em Consultar CNPJ cancelado.
  2. Depois, insira o CNPJ MEI no campo correspondente.
  3. Em seguida, digite os caracteres que aparecem na tela.
  4. Finalize, clicando em consultar.

Qual o custo para cancelar o MEI?

Tem que pagar para cancelar o MEI? Se o empreendedor tem débitos em aberto, é preciso regularizar. Lembre-se que o DAS-MEI é referente ao mês anterior de faturamento, logo, se for cancelado em junho, o pagamento é referente a maio, quando a empresa ainda estava ativa.

Quem pode abrir MEI?

Para poder ser um MEI, o trabalhador precisa ter um faturamento anual de até R$ 81 mil ou proporcional aos meses trabalhados; não ser sócio, administrador ou titular de outra empresa; ter no máximo 1 funcionário contratado; e exercer uma das mais de 450 atividades registradas.

Qual o custo para abrir uma empresa MEI?

A formalização de Microempreendedor Individual (MEI) é grátis e já corresponde a mais de 50% das empresas abertas no país. O Microempreendedor Individual (MEI) é um meio de formalização de Pessoas Jurídicas com faturamento anual máximo de R$ 81 mil. O cadastro é totalmente feito pela internet, de forma gratuita.

Tem que pagar para abrir MEI?

A única despesa necessária para abrir um MEI é o pagamento de uma contribuição mensal que corresponde ao recolhimento de INSS, de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e/ou de Imposto Sobre Serviços (ISS).

Como fechar um MEI?

Como fechar um MEI? Agora que você já sabe como fechar uma empresa Simples Nacional, veja a seguir como fechar um MEI. No caso de quem é Microempreendedor Individual, o processo de encerramento do CNPJ é bem mais simples e menos burocrático.

Como fazer a baixa do MEI?

Baixa do MEI O Microempreendedor Individual (MEI) pode encerrar suas atividades, acessando o Roteiro para Baixa, no Portal do Empreendedor. O procedimento é simples e sem custo: gera-se um código de acesso que será utilizado para preenchimento dos documentos.

Como se inscrever no mei?

Para se inscrever, basta que seu amigo entre em contato com a nossa Central de Relacionamento 0800-570-0800 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h) e verifique as datas oferecidas. Ele ainda poderá obter informações sobre o MEI no site http://www.portaldoempreendedor.gov.br/, na opção MEI – Microempreendedor Individual.

Quando foi baixada a inscrição do MEI?

Já a DASN-SIMEI Situação Especial (extinção) se refere as informações de faturamento do período do ano em foi baixada a inscrição do MEI: Por exemplo: Foi baixado a inscrição em 2020. Nesse caso deverá ser entregue a DASN-SIMEI Situação Especial referente ao período de 2020 em que o MEI esteve ativo.

Postagens relacionadas: