Como acelerar presa do gesso?
Índice
- Como acelerar presa do gesso?
- O que é tempo de presa do gesso?
- Quanto tempo para o gesso tomar presa?
- Quais são as principais indicações para o uso do gesso na odontologia?
- O que é o tempo de presa?
- Quais os métodos O dentista pode utilizar para controlar o tempo de presa do gesso?
- Para que serve o gesso tipo 3?
- Qual o tipo de gesso mais indicado para a confecção de Troquéis?
- O que é tempo de presa inicial e final?
- Que significa o tempo de trabalho do gesso odontológico?
- Como aumentar o tempo de pega do gesso?
- Como alterar o tempo de secagem do gesso?
- Como é produzido o gesso?
- Quando o gesso entra em contato com a água?
Como acelerar presa do gesso?
É relativamente difundida a utilização de certa quantidade de cloreto de sódio adicionado à água para a espatulação do gesso, com a finalidade de acelerar a presa deste material.
O que é tempo de presa do gesso?
O tempo de presa é estabelecido por dois principais fatores, o tempo de espatulação e a relação água/pó (diferente para cada tipo). Com maior quantidade de água, o tempo de presa aumenta, pois os cristais demoram mais para se entrelaçarem.
Quanto tempo para o gesso tomar presa?
Quanto maior a relação A/P para o espatulamento, maior a distância inicial entre os cristais em crescimento. Entretanto, menor será o choque entre eles, o que resulta em menor expansão de presa. Expansão tardia: ocorre até 48 horas após a presa inicial do gesso (ou até mais, dependendo do fabricante).
Quais são as principais indicações para o uso do gesso na odontologia?
Gesso-Pedra (Tipo III): Indicado para a construção de modelos, na confecção de próteses totais que se ajustam aos tecidos moles. Apresentam uma resistência adequada para este propósito. Dessa forma é fácil remover a prótese após sua conclusão.
O que é o tempo de presa?
O tempo de presa final é definido como aquele tempo em que o material está completamente endurecido e pode ser separado do material de moldagem sem distorção ou fratura. ... A mistura recém- espatulada é vertida num recipiente, e a agulha menor é solta sobre a mistura em intervalos de tempo crescentes.
Quais os métodos O dentista pode utilizar para controlar o tempo de presa do gesso?
O OPERADOR PODE ALTERAR O TEMPO DE PRESA, DO GESSO COMUM PARA O MODELO, ALTERANDO A PROPORÇÃO ÁGUA E PÓ OU A ESPATULAÇÃO. A viscosidade está relacionada a incorporação de bolhas durante a manipulação do gesso. A RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO ESTÁ INVERSAMENTE RELACIONADA COM A PROPORÇÃO A/P DA MISTURA.
Para que serve o gesso tipo 3?
Indicado para uso em odontologia e prótese dentária, excelente resistência mecânica. * Menor consumo de água e maior resistência mecânica; * Menor tempo para enchimento dos moldes; * Melhor Facilidade na espatulação.
Qual o tipo de gesso mais indicado para a confecção de Troquéis?
Gesso Tipo II Gesso-Pedra (Tipo III): Indicado para a construção de modelos, na confecção de próteses totais que se ajustam aos tecidos moles. Apresentam uma resistência adequada para este propósito.
O que é tempo de presa inicial e final?
Assim, Gessos 47 Fernanda Panzeri um tempo de presa apropriado é muito importante para os gessos odontológicos. ... Esse é o tempo de presa inicial. O tempo de presa final é definido como aquele tempo em que o material está completamente endurecido e pode ser separado do material de moldagem sem distorção ou fratura.
Que significa o tempo de trabalho do gesso odontológico?
Tempo de presa: tempo que vai do início da espatulação até que ele se solidifique (presa final e presa inicial são avaliadas com agulhas de Gilmore diferentes). Obs: a perda do brilho precede o tempo de presa inicial.
Como aumentar o tempo de pega do gesso?
Os tempos de pega do gesso podem ser aumentados ou reduzidos de forma a se adequar às necessidades da logística de sua utilização. Podem ser aumentados com a elevação da temperatura de calcinação e da granulometria (BAUER, 2001) e ainda com o acréscimo da quantidade de água de amassamento (PETRUCCI, 1998).
Como alterar o tempo de secagem do gesso?
Dentre os fatores que podem alterar o tempo de secagem do gesso, podemos notar a influência de adicionar um aditivo na mistura. Isso é muito interessante para ganhar tempo adicional para trabalhar com o gesso, evitando desperdícios. Mas, alguns aditivos utilizados não são específicos para esse fim, o que pode comprometer o resultado final.
Como é produzido o gesso?
O gesso é um pó obtido através da calcificação de uma rocha chamada gipsita. Comparado com grandes países produtores de gesso, como Estados Unidos, Canadá, França e Espanha, o Brasil ainda possui um aproveitamento muito baixo de suas reservas para a produção do gesso.
Quando o gesso entra em contato com a água?
Fenômeno observado quando o gesso entra em contato com a água antes da sua presa inicial (perda de brilho) Valores atingem o dobro da expansão normal de presa Importante em revestimentos para fundição TIPOS DE GESSO Gesso comum (tipo II) indicação: material acessório, estudo A/P: 0,5 expansão de presa: 0,3% hemihidrato