Como trabalhar com a EJA em tempos de pandemia?
Índice
- Como trabalhar com a EJA em tempos de pandemia?
- Como ficou o EJA na pandemia?
- Quais os desafios postos para a EJA na atualidade?
- Como avaliar alunos da EJA na pandemia?
- Quais as principais dificuldades que encontra para trabalhar com EJA?
- Como fazer um plano de aula para o EJA?
- Quais os desafios do professor do EJA?
- O que a Bncc diz sobre o EJA?
- Qual a relevância histórica da EJA para o cenário da educação atual?
- Quais são os desafios e as possibilidades para a efetivação do direito à educação de jovens e adultos?
Como trabalhar com a EJA em tempos de pandemia?
Um exemplo é a quanto à utilização no WhatsApp na EJA. Os grupos podem ajudar a manter um contato mais permanente com os alunos motivando-os a presença às aulas contribuindo assim para diminuir a evasão. Para muitas escolas que oferecem a EJA, o WhatsApp está sendo uma forma de manter uma aproximação com os alunos.
Como ficou o EJA na pandemia?
No entanto, desde o mês de março deste ano, as aulas da EJA foram suspensas, em razão da pandemia causada pela Covid-19. Agora, essa modalidade de ensino precisa se adaptar para alcançar os estudantes de forma remota e evitar evasão.
Quais os desafios postos para a EJA na atualidade?
No cotidiano escolar muitos são os desafios enfrentados pelos alunos da EJA na busca por um ensino com qualidade, como exemplo, a diversidade cultural, a diferença de idades entre os alunos, equacionando dificuldades de estabelecerem boas relações, a superação do analfabetismo digital, o cansaço, a formação ...
Como avaliar alunos da EJA na pandemia?
“No atual contexto, as avaliações de aprendizagem precisam considerar o cenário educacional em que o aluno está inserido. Se faz necessário que sejam feitos com o objetivo de avaliar não somente o conteúdo pedagógico, mas também o nível de envolvimento dos alunos com os processos de aulas remotas.
Quais as principais dificuldades que encontra para trabalhar com EJA?
Não há materiais específicos para esta modalidade e público e os conteúdos trabalhados fogem da realidade dos alunos. As dificuldades encontradas são extensas e provocam um grande número de evasão, além do desenvolvimento destes alunos ficarem aquém das expectativas e da proposta que a EJA deveria ter.
Como fazer um plano de aula para o EJA?
O plano de aula para EJA deve levar em consideração as experiências de vida dos alunos e seus interesses. Ou seja, não podemos criar um plano de aula com atividades infantis se o público alvo é de jovens e adultos. É importante que o plano de aula contenha atividades que envolva o cotidiano dos educandos pois.
Quais os desafios do professor do EJA?
Os educadores da EJA enfrentam inúmeros desafios no desenvol- vimento de sua prática docente, como a heterogeneidade, a evasão, a ju- venilização das turmas, a falta de materiais didáticos específicos, a baixa autoestima dos educandos, a rigidez institucional.
O que a Bncc diz sobre o EJA?
Na primeira versão da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), lançada em 2015, chamou atenção a ausência de qualquer formulação referente à Educação de Jovens e Adultos (EJA), que é uma modalidade da Educação Básica. O texto limita-se a informar que determinados eixos e conteúdos se aplicam a crianças, jovens e adultos.
Qual a relevância histórica da EJA para o cenário da educação atual?
Em 2008, a EJA, passou a fazer parte das Leis das Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e ficou reconhecida como de Direito Público. ... A EJA, passa a ser valorizada, deixando de ser apenas assistencialista, para que os alunos entendessem que a escola era um lugar de preparo social.
Quais são os desafios e as possibilidades para a efetivação do direito à educação de jovens e adultos?
Para se fazer Educação de Jovens e Adultos é necessário comprometimento igual ou até mesmo superior aos demais segmentos de educação, por se tratar de um segmento cuja Page 7 7 matrícula é optativa ao aluno, ou seja, o aluno jovem e adulto não tem a obrigatoriedade em lei de manter-se matriculado em instituições de ...