Como fazer cruzamento de maracujá?
Índice
Como fazer cruzamento de maracujá?
No caso de maracujazeiro, para viabilizar a produção de frutos é muito importante a presença no local de, pelo menos, duas mudas próximas uma da outra e de polinizadores para fazer a troca de pólen entre as flores. As vespas pretas mamangavas são os principais responsáveis pelo cruzamento das plantas.
Como fertilizar maracujá?
Fertilização. Deve fertilizar o solo ao redor da planta, podendo até cobrir folhas e material orgânico. Um bom fertilizante orgânico que pode aplicar ao seu maracujazeiro é o esterco de galinha ou qualquer adubo de libertação lenta ao redor da base da planta.
Como fazer para polinizar as flores do maracujá?
A polinização natural do maracujazeiro é realizada exclusivamente pelas mamangavas, mas poderá ser manual caso haja poucos desses insetos no ambiente ou tenha muitas abelhas irapuãs, que roubam o pólen da árvore frutífera.
Que horas a flor do maracujá abre?
13 horas Geralmente, as flores do maracujazeiro- azedo abrem a partir das 13 horas (horário de verão) nos períodos quentes, mas o maior índice de flores com máxima curvatura dos estiletes só ocorre mesmo a partir das 15 horas em horário de verão.
Como fãs nascer um pé de maracujá?
R: É preciso que existam, pelo menos, dois pés de maracujá plantados próximos para haver produção de frutos. Porém, as duas fruteiras precisam ser diferentes, condição única para que ocorra troca de pólen entre as flores de cada planta. Também não cruzam entre si plantas oriundas de mudas de sementes de um mesmo fruto.
Quais são os agentes polinizadores do maracujazeiro?
A polinização na cultura do maracujá é realizada pela abelha Bombus, Xylocopa, Euglossa e Centris, são abelhas grandes e no Brasil, conhecidas com o nome de Page 3 mamangabas, mamangás, mangangavas, mangavas, mangangás, mamangavas ou abelhas carpinteiras (Freitas, 2009) e, segundo Vieira et al.
Porque a flor do Maracujá não vinga?
Falta de polinização pode ser motivo de frutos não vingar.
O que é polinização manual?
A polinização manual deve ser feita da seguinte maneira: na hora de polinizar, o produtor deve tocar os dedos nas anteras até que eles fiquem cobertos de pólen (pó amarelo) e tocar, levemente, nos três estigmas de outra flor.