Quais os direitos do trabalhador na nova lei trabalhista?

Índice

Quais os direitos do trabalhador na nova lei trabalhista?

Quais os direitos do trabalhador na nova lei trabalhista?

Nova lei trabalhista - Principais mudanças para o trabalhador

  • Fim da contribuição sindical obrigatória. ...
  • Prática do contrato intermitente. ...
  • Teletrabalho/home office. ...
  • Férias fracionadas. ...
  • Jornada de trabalho e banco de horas. ...
  • Processo de demissão. ...
  • Rescisão contratual. ...
  • Local de trabalho para grávidas.

Quais os principais impactos para o trabalhador na nova reforma da legislação trabalhista?

A partir da reforma trabalhista, as demissões podem ser feitas através de um acordo entre o colaborador e a empresa. Com isso, o profissional perde o direito ao seguro-desemprego, mas ganha metade do aviso prévio e da multa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Quais os impactos da reforma trabalhista ocorridas no Brasil sobre empregadores e empregados?

A reforma trabalhista trouxe mudanças significativas no que concerne ao banco de horas, férias, auxílio de emprego, terceirização de funcionário, dentre outros trazendo uma maior flexibilização de negociação entre empregadores e empregados, não sendo de caráter obrigatório a presença dos sindicatos para a realização ...

Por que a lei trabalhista não poderia ficar fora?

Se o intuito da nova lei trabalhista era a modernização das regras de trabalho, a legalização do teletrabalho, também conhecido como home office, não poderia ficar de fora.

Qual a lei da Reforma Trabalhista?

A Lei da Reforma Trabalhista aprovada em 2017 mexe em mais de 200 dispositivos da CLT e nas Leis do FGTS e de custeio da Previdência Social. A novidade alterou todo o sistema trabalhista tradicional, sendo que os termos da proteção à maternidade também não ficaram de fora.

Quando começou a consolidação das leis do trabalho?

A Consolidação das Leis do Trabalho surgiu em 1° de maio de 1943, através do decreto nº 5.452, que foi sancionado pelo então presidente do Brasil Getúlio Vargas. Em 2019, a CLT completou 76 anos de existência, e justamente por ela ser tão antiga, surgiram diversas críticas e a necessidade de uma reforma.

Quais mudanças trouxe a nova lei trabalhista?

Controle de jornada com a nova lei trabalhista. A nova lei trabalhista alterou muitas coisas, mas para entender todas elas precisamos nos atentar a principal mudança que essa lei trouxe: a flexibilização. Antes da reforma, os acordos coletivos ou individuais tinham sempre que estar de acordo com a CLT, sem a sobrepor.

Postagens relacionadas: