Quem tem direito ao benefício de prestação continuada?

Índice

Quem tem direito ao benefício de prestação continuada?

Quem tem direito ao benefício de prestação continuada?

O BPC/LOAS é um direito assegurado a toda pessoa idosa, acima de 65 anos, de baixa renda. Assim como aos portadores de deficiência de origem física, intelectual ou sensorial também de baixa renda e de qualquer idade.

O que é benefício de prestação continuada a pessoa idosa?

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa com deficiência e ao idoso que, comprovadamente, não possuem meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família. Tem previsão legal no art.

Como é feito avaliação do governo por benefício de prestação continuada?

As novas regras do BPC também permitem que a avaliação social da deficiência seja feita por videoconferência, sem a necessidade de deslocamento do requerente a uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Como conseguir o benefício de prestação continuada?

Para solicitar o BPC, em primeiro lugar, o interessado deve dirigir-se ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência e se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico).

Quais as doenças que têm direito ao BPC?

Quais doenças garantem inclusão no BPC

  • tuberculose ativa;
  • hanseníase;
  • alienação mental;
  • neoplasia maligna;
  • cegueira;
  • paralisia irreversível e incapacitante;
  • cardiopatia grave;
  • mal de Parkinson;

O que precisa para requerer o BPC?

Documentos para solicitar o BPC

  1. Inscrição no CadÚnico;
  2. Comprovantes de gastos do grupo familiar;
  3. Documento de Identificação e CPF do requerente e de todos os membros da família;
  4. Comprovante de Renda de todos os membros familiar;
  5. Requerimento do BPC e Composição do Grupo Familiar (disponível no site do INSS);

O que é o BPC é quem se destina?

Benefício governamental garante um salário mínimo por mês. ... O BPC é um benefício assistencial que se destina às pessoas que não possuam meios de prover a própria subsistência ou de tê-la provida por sua família.

Como funciona o Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social BPC?

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um benefício da assistência social no valor de 1 (um) Salário Mínimo para pessoas com deficiência de qualquer idade que apresentem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial e que, por isso, vivenciam dificuldades para a participação e ...

Como saber se a pessoa recebe BPC?

Para ter acesso ao BPC, a renda da família é considerada baixa quando a soma de todos os valores que cada familiar recebe, dividida pelo número de pessoas, é menor que 1/4 do salário mínimo. Hoje, o salário mínimo é de R$ 998. Então, a renda da família é considerada baixa quando menor que R$ 249,50 por pessoa.

Como é feito o pagamento do BPC?

Como o BPC é um benefício da assistência social, o órgão que o administra é o Ministério da Cidadania, mas a operacionalização é feita pelo INSS. No INSS é feito o requerimento e a avaliação médica e social. O pagamento do BPC é feito pelo INSS.

Quando deve ser revisto o benefício de Prestação Continuada?

A lei determina que o benefício de prestação continuada deve ser revisto a cada dois anos para avaliação da continuidade das condições que lhe deram origem, podendo haver o cancelamento ou suspensão do BPC nas seguintes hipóteses: superação das condições que lhe deram origem;

Qual a lei que instituiu o benefício de Prestação Continuada ao idoso e ao deficiente?

A lei que instituiu o Benefício de Prestação Continuada ao Idoso e ao Deficiente, popularmente conhecido como LOAS, foi a de número 87, os artigos que tratam acerca do LOAS são o de números 20, 21 e 21-A. O BPC não pode ser acumulado com qualquer outro benefício no âmbito da seguridade social ou de outro regime.

Qual o prazo para a concessão do benefício?

Também é requisito para a concessão do benefício a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF do requerente e de todas as pessoas da família. Famílias já cadastradas devem verificar se o Cadastro foi atualizado pelo menos uma vez nos últimos 24 meses.

Quando é concedido o benefício assistencial?

Assim, pode ser concedido o benefício assistencial em casos de deficiência parcial ou temporária, no entendimento do STJ” O benefício tem início a partir da data de entrada do requerimento, sendo devido enquanto permanecerem as condições que deram origem a concessão.

Postagens relacionadas: