Como fazer a partilha de imóvel financiado?
Índice
- Como fazer a partilha de imóvel financiado?
- Como fica o imóvel financiado em caso de divórcio?
- Estou me separar e tenho um imóvel financiado?
- Como é feita a partilha de bens?
- Como colocar no inventário um imóvel financiado?
- Sou casado e quero financiar um imóvel sozinho?
- Como incluir o nome do cônjuge no financiamento habitacional?
- Como é a venda do imóvel no divórcio?
- Como proceder na divisão do imóvel financiado em meio ao divórcio?
- Por que o divórcio não exime o pagamento do imóvel?
- Como ficará o imóvel obtido durante o divórcio?
- Como fazer a separação?
Como fazer a partilha de imóvel financiado?
Um caminho mais fácil para fazer a partilha de imóvel financiado no caso de divórcio é vendê-lo. Com a venda, é possível quitar a dívida em aberto. O banco precisa ser consultado e deve emitir um boleto com o saldo devedor a ser quitado. A outra parte fica com o ex-casal, que reparte os recursos entre si.
Como fica o imóvel financiado em caso de divórcio?
Tecnicamente, o imóvel financiando não pertence de fato ao patrimônio do casal, sendo que, normalmente, o próprio bem é dado em garantia da dívida. Porém, independentemente disso, no ato do divórcio, o mesmo pode ser partilhado. ... Após a quitação, é possível vender o imóvel e dar a quota parte de cada um.
Estou me separar e tenho um imóvel financiado?
Com o divórcio, o ex-casal pode combinar que um assuma a dívida do bem e permaneça com este, desde que arque sozinho com todas as prestações futuras do financiamento. Porém, a assunção de dívida do financiamento por um dos ex-cônjuges depende da anuência do Banco, como prevê o art. 299 do Código Civil.
Como é feita a partilha de bens?
Além disso, a partilha pode ser feita de 3 maneiras: amigável/consensual, judicial ou em vida, por doação. A partilha amigável/consensual ocorre quando os herdeiros capazes realizam o procedimento de inventário e partilha por escritura pública em cartório em comum acordo.
Como colocar no inventário um imóvel financiado?
No entanto, caso não tenha a cláusula de seguro no contrato, o imóvel financiado deverá ser arrolado no inventário, ou os herdeiros assumem o restante das parcelas, ou aliena alinear o bem, pagar o financiamento e o que sobrarem os herdeiros podem dividir.
Sou casado e quero financiar um imóvel sozinho?
Sou casado, posso financiar um imóvel sozinho afinal? Sendo casado, até pode financiar um imóvel sozinho, mas apenas se for casado dentro de um regime de bens específico. “Se você quer comprar e ter a propriedade do imóvel sozinho, você só consegue fazer isso se for casado no regime separação total de bens.
Como incluir o nome do cônjuge no financiamento habitacional?
A inclusão de cônjuge no financiamento, em função de casamento ou união estável posterior a contratação do financiamento imobiliário é possível pela legislação vigente. De acordo com o artigo 499 do Código Civil Brasileiro (Lei 10.406) é lícita a compra e venda entre cônjuges, com relação a bens excluídos da comunhão.
Como é a venda do imóvel no divórcio?
Após o divórcio devem levar o formal para registro no RI, nesse caso o imóvel ficará em condomínio (como dois socios estranhos), portanto, se ambos são proprietários só poderam vender de comum acordo e com suas assinaturas, ou do caso de lítigio quanto a venda futura poderá qualquer deles demandar em face do outro pela ...
Como proceder na divisão do imóvel financiado em meio ao divórcio?
I da Lei 10.406/02 (Entram na comunhão: os bens adquiridos na constância do casamento por título oneroso, AINDA QUE SÓ EM NOME DE UM DOS CÔNJUGES). Mas como então devo proceder com a divisão do imóvel financiado (e suas eventuais parcelas) em meio ao divórcio?
Por que o divórcio não exime o pagamento do imóvel?
Havendo o divórcio isto não exime o pagamento do imóvel financiado, podendo o nome de ambos serem negativados (SPC / SERASA) e inclusive o imóvel ir a leilão. Os artigos 1.659 e 1.660 do Código Civil enumeram as hipóteses de comunicação ou não dos bens no regime da comunhão parcial, vejamos:
Como ficará o imóvel obtido durante o divórcio?
É muito importante definir no momento da separação ou divórcio como ficará a questão do imóvel obtido com financiamento durante o casamento. Isto deve ocorrer independentemente de a propriedade ter sido adquirida na proporção de 50% para cada um dos cônjuges ou o financiamento ter sido integralmente pago por apenas um deles.
Como fazer a separação?
Este procedimento, contudo, é custoso e os resultados financeiros podem não ser suficientes para a quitação do financiamento junto ao credor e a divisão do saldo entre as partes. Na hora da separação, é importante consultar um advogado para que ele contribua para que haja um consenso.