É necessário fazer prova de vida durante a pandemia?

Índice

É necessário fazer prova de vida durante a pandemia?

É necessário fazer prova de vida durante a pandemia?

Os segurados e pensionistas que deixaram de realizar a comprovação antes de março de 2020 serão os primeiros a terem os benefícios bloqueados caso não se regularizem. ... Depois disso, será a vez dos beneficiários que estão com a prova de vida vencida desde março e abril de 2020.

Foi prorrogada a prova de vida?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou, por meio da Portaria nº 1.321/2021, publicada no Diário Oficial da União, o calendário de prova de vida até agosto de 2022. ... A prova de vida é um procedimento previsto em lei para evitar fraudes e pagamentos indevidos e ocorre uma vez por ano.

Qual o prazo da Prova de vida 2021?

Vencimento da prova de vida em novembro e dezembro/2020: Retoma em outubro/2021. Vencimento da prova de vida em janeiro e fevereiro/2021: Retoma em novembro/2021.

Até quando está suspensa a prova de vida?

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (14) o Projeto de Lei 385/21, do Senado Federal, que suspende até 31 de dezembro de 2021 a comprovação de vida dos beneficiários perante o INSS.

Como fazer a prova de vida?

Caso o prazo não seja estendido novamente, o beneficiário terá que fazer a prova de vida, mesmo que a pandemia ainda não tenha acabado. Nesse caso, há três opções para o segurado: se dirigir à agência bancária em que recebe o benefício; realizar a comprovação pelo aplicativo; ou fazer uma procuração.

Qual a exigência para a prova de vida?

Durante a pandemia, houve algumas alterações para a realização da prova de vida, uma vez que há a necessidade de proteger aqueles que são aposentados e são do grupo de risco, acima dos 60 anos.

Como suspender a prova de vida?

Publicado em 29 de abril de 2020. Com a Pandemia, Caixa e INSS suspendem Prova de Vida. Aposentados e pensionista do INSS já estão liberados da obrigação de fazer a chamada Prova de Vida por 120 dias. A medida adotada pelo INSS abrange os beneficiários que precisariam realizar o procedimento entre março e junho deste ano.

Qual a consequência para quem faz o procedimento de prova de vida?

A consequência para quem não faz o procedimento de Prova de Vida é o bloqueio do seu benefício até que realize a comprovação de que está vivo.

Postagens relacionadas: