Como retardar uma reação muito rápida?
Índice
- Como retardar uma reação muito rápida?
- Como a temperatura deixa uma reação mais rápida ou mais lenta?
- O que é uma reação lenta?
- É possível diminuir a rapidez com que uma reação química se processa?
- Quais são os fatores que afetam a velocidade de uma reação?
- Como saber se a reação é lenta ou rápida?
- Como é que a temperatura influencia a velocidade de reação?
Como retardar uma reação muito rápida?
Por exemplo, quando descascamos algumas frutas, como maçãs, peras e bananas, elas reagem com o oxigênio presente no ar e escurecem rapidamente. Para retardar esse processo é só acrescentar suco de laranja, pois a vitamina C tem mais afinidade com o oxigênio do que as substâncias presentes nessas frutas citadas.
Como a temperatura deixa uma reação mais rápida ou mais lenta?
Isso acontece porque a elevação na temperatura gera um aumento na energia cinética média das moléculas dos reagentes. Dessa forma, mais partículas se chocam no sistema e, consequentemente, mais colisões efetivas tendem a ocorrer — o que aumenta a velocidade da reação.
O que é uma reação lenta?
Reações moderadas levam de minutos a horas para serem finalizadas. Um exemplo é a queima do papel. Reações lentas podem durar séculos, porque os reagentes combinam-se lentamente. Um exemplo é a formação do petróleo.
É possível diminuir a rapidez com que uma reação química se processa?
Sim, é possível reduzir a velocidade com a qual uma reação química ocorre. No caso do escurecimento de alimentos, especialmente de frutas cortadas (banana ou maçã, por exemplo) , é possível adicionar gotas de suco de limão à fruta para impedir que isso ocorra.
Quais são os fatores que afetam a velocidade de uma reação?
São quatro os fatores que influenciam essa velocidade: a concentração dos reagentes, a temperatura, a superfície de contato e o catalisador. Quanto maiores forem a concentração dos reagentes, a temperatura e a superfície de contato, maior será a velocidade reacional.
Como saber se a reação é lenta ou rápida?
As reações químicas não ocorrem com a mesma velocidade: umas são mais rápidas, outras são bem lentas. Por exemplo, a reação entre bicarbonato de sódio e vinagre é rápida. Basta os reagentes entrarem em contato para que ela ocorra. Já a reação que ocorre entre ferro, oxigênio e água, formando a ferrugem, é lenta.
Como é que a temperatura influencia a velocidade de reação?
Temperatura: A velocidade das reações químicas aumenta rapidamente com a elevação da temperatura; em regra, a velocidade de uma reação, nas proximidades da temperatura ambiente, duplica com a elevação de 10 ºC.