Quando deve ser feito a prova de vida dos aposentados?

Índice

Quando deve ser feito a prova de vida dos aposentados?

Quando deve ser feito a prova de vida dos aposentados?

1º de julho A Prova de Vida dos aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Poder Executivo Federal volta a ser exigida a partir desta quinta-feira (1º/7), após ter ficado suspensa desde março de 2020 como medida de proteção contra o contágio pela Covid-19.

Como está funcionando a prova de vida do INSS?

Desde março de 2020, a exigência da prova de vida estava suspensa pelo INSS por causa da pandemia. A prova de vida pode ser feita no banco onde o segurado recebe o pagamento e também sem sair de casa, via biometria facial no aplicativo (leia mais abaixo).

Até quando está suspensa a prova de vida do INSS?

31 de dezembro de 2021 A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (14) o Projeto de Lei 385/21, do Senado Federal, que suspende até 31 de dezembro de 2021 a comprovação de vida dos beneficiários perante o INSS.

Como fazer prova de vida pela internet 2020?

Para fazer a prova de vida pela internet, segurados do INSS precisam ter e/ou providenciar:

  1. Celular ou tablet com câmera frontal conectado à internet;
  2. Cadastro no Gov.Br (também chamado de login único);
  3. Aplicativos Meu INSS e Meu Gov.Br instalados no celular.

Quando a prova de vida foi suspensa?

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (14) projeto de lei que suspende até 31 de dezembro de 2021 a comprovação de vida dos beneficiários perante a Previdência Social (INSS).

Qual a regra para a prova de vida?

Não há definido, por enquanto, nenhuma regra em relação à idade. Normalmente, os Aposentados e Pensionistas maiores de 80 anos e com mobilidade reduzida podem fazer a prova de vida via representantes legais. O próprio INSS entrou em contato com os selecionados para informá-los sobre a exigência e o novo trâmite digital.

Quem pode fazer a prova de vida pela internet?

Na época, somente os beneficiários convocados puderam fazer a prova de vida pela internet. Cerca de 500 mil beneficiários devem participar do teste inicial da prova de vida pelo celular. O teste teve início em 20 de agosto. Se aprovada, a tecnologia deverá ser ampliada e englobará todos os segurados da Previdência Social.

Como é válida a comprovação de vida?

A comprovação de vida é válida por um ano. Os resultados do teste também serão válidos como definitivos. Portanto, quem ao fim do processo obter a confirmação só precisará fazer o recadastramento no ano seguinte (agora, referente a 2021). A regra básica respeita sempre o mês de aniversário do beneficiário.

Qual a regra para os aposentados e pensionistas?

Tinham Carteira de Habilitação Nacional (CNH) ou Título de Eleitor. Não há definido, por enquanto, nenhuma regra em relação à idade. Normalmente, os Aposentados e Pensionistas maiores de 80 anos e com mobilidade reduzida podem fazer a prova de vida via representantes legais.

Postagens relacionadas: