Como fica a aposentadoria dos professores de SP?
Como fica a aposentadoria dos professores de SP?
O estado de São Paulo também adotou a regra de transição do pedágio de 100% para seus professores estaduais. Se for servidora pública federal, deverá comprovar 20 anos de serviço público, além de 5 anos atuando no cargo em que pretende se aposentar.
Qual a aposentadoria dos professores?
A aposentadoria dos professores é destinada aos profissionais que atuam na rede básica de ensino, estão entre esses profissionais: Professores presenciais ou à distância. Foi determinado pela Emenda Constitucional nº. , art. 9, § 2º, que apenas estes professores possuem o direito de se aposentar pela modalidade especial.
Como obter informações sobre a aposentadoria?
Os profissionais interessados em obter informações sobre a aposentadoria podem conferir aqui orientações e a legislação sobre o tema. Entre os tópicos para consulta também estão a contagem de tempo, pensões, benefícios e a complementação da aposentadoria. Clique no assunto de interesse:
Quais as novas regras para a aposentadoria?
Já as novas regras valem para o professor que começou a contribuir a partir do dia 19. Há, ainda, uma terceira situação que são aquelas pessoas que possuem o direito adquirido. Possuem este direito todas as pessoas que preencheram os requisitos para aposentadoria antes da Reforma da Previdência – até 19.
Quando pode se aposentar?
Poderá se aposentar a partir dos 55 anos, mas precisa dobrar o tempo que falta para completar 30 anos de contribuição e deve comprovar o tempo de magistério. No caso dos professores de escolas federais, ainda é necessário ter 20 anos de serviço público e 5 no cargo em que pretende se aposentar.