Como está a prova de vida na pandemia?

Índice

Como está a prova de vida na pandemia?

Como está a prova de vida na pandemia?

A obrigação do procedimento estava suspensa desde março de 2020, em razão da pandemia de Covid-19. O INSS estima que 11,8 milhões de brasileiros devem realizar a prova de vida entre junho e dezembro deste ano. Para evitar aglomerações, foi elaborado um calendário.

Qual a data para fazer prova de vida?

Obrigatoriedade da prova de vida A comprovação voltou a ser obrigatória a partir de 1º de junho. De acordo com o calendário, os segurados que não fizeram a prova de vida até abril de 2020 tinham até o dia 30 de junho para fazer a comprovação de que estão vivos para continuar recebendo os benefícios.

Tem como fazer prova de vida no caixa eletrônico?

Os clientes da Caixa Econômica que possuem identificação biométrica podem realizar a prova de vida do INSS pelos terminais de autoatendimento. Para isso, basta que realizem qualquer transação nos caixas eletrônicos, como saques, utilizando a biometrica.

É possível fazer prova de vida no caixa eletrônico?

Para não ter seus benefícios cortados, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem realizar a prova de vida. ... Nem todos os beneficiários sabem, mas é possível fazer a prova de vida no caixa eletrônico.

Quando vai ser a prova de vida do INSS 2020?

Veja abaixo o novo calendário da prova de vida do INSS: Vencimento da prova de vida em maio e junho/2020: Retoma em julho/2021. Vencimento da prova de vida em julho e agosto/2020: Retoma em agosto/2021. Vencimento da prova de vida em setembro e outubro/2020: Retoma em setembro/2021.

Quando será feita a prova de vida?

Em um primeiro momento, a prova de vida será feita por meio de reconhecimento facial com o uso da câmera do celular, para aqueles que têm carteira de motorista e título de eleitor digital. O projeto-piloto tem como foco atender as pessoas deveriam ter feito essa comprovação antes da suspensão da exigência.

Posso fazer a prova de vida pela internet?

Os segurados também podem fazer a prova de vida por meio de uma procuração. Antes da pandemia essa procuração deveria ser feita de forma presencial em cartório e registrada no INSS. Porém, com esse novo momento que estamos vivendo, os pensionistas podem fazê-la pela internet sem precisar ir até o cartório e nem fazer registro no INSS.

Qual a exigência para a prova de vida?

Durante a pandemia, houve algumas alterações para a realização da prova de vida, uma vez que há a necessidade de proteger aqueles que são aposentados e são do grupo de risco, acima dos 60 anos.

Como fazer a prova de vida pelo celular?

Para o recadastro é preciso tirar uma selfie e informar um documento digital (Título de Eleitor ou Carteira de Habilitação Nacional). A prova de vida pelo celular pode ser concluída em poucos minutos. Quem se aposentou ou teve a pensão liberada recentemente não precisa fazer a prova de vida durante a pandemia.

Postagens relacionadas: