Quais são as principais complicações que podem ocorrer no paciente com lesão medular na fase hospitalar e como Preveni-las?

Índice

Quais são as principais complicações que podem ocorrer no paciente com lesão medular na fase hospitalar e como Preveni-las?

Quais são as principais complicações que podem ocorrer no paciente com lesão medular na fase hospitalar e como Preveni-las?

São três principais complicações no sistema circulatório, que podem ocorrer após a lesão medular/hipotensão postural, disreflexia autonômica, trombose venosa profunda. A trombose venosa profunda é decorrente da hipercoagulabi- lidade sanguínea, das alterações endoteliais e da estase venosa (tría- de de Virchow).

Como a lesão medular pode resultar em paralisia da musculatura dos membros inferiores?

A paraplegia é ocasionada quando a lesão ocorre nos segmentos medulares torácicos, lombares ou sacrais, ocasionando comprometimento parcial ou total sensório-motor como paralisia dos membros inferiores (MMII) com algum comprometimento do tronco, dependendo do nível da lesão.

Quais são as principais sequelas morfológicas da lesão medular?

Observa-se que as principais alterações fisiológicas decorrentes da lesão medular são o choque medular, choque neurogênico, trombose venosa profunda, disrreflexia autônoma, bexiga neurogênica, intestino neurogênico, espasticidade, úlceras por pressão, pneumonias, alterações psicossociais e infecções.

Quais são as consequências da lesão medular?

Nas lesões medulares completas há paralisia, perda de todas as modalidades sensitivas (tátil, dolorosa, para temperatura, pressão e localização de partes do corpo no espaço) abaixo da lesão e alteração do controle esfincteriano (urinário e fecal).

Quais os sinais clínicos decorrentes de uma lesão medular?

Possíveis sintomas da lesão da medula espinhal incluem: Dor extrema ou pressão no pescoço, cabeça ou costas. Formigamento ou perda de sensibilidade na mão, dedos, pés ou dedos dos pés. Perda parcial ou completa de controle sobre qualquer parte do corpo.

Quais seriam as complicações presentes em um paciente com lesão medular em t3?

São três principais complicações no sistema circulatório, que podem ocorrer após a lesão medular/hipotensão postural, disreflexia auto- nômica, trombose venosa profunda.

Como é realizada a avaliação neurológica das sequelas da lesão medular?

O exame neurológico deve ser realizado segundo protocolo da ASIA onde examinamos a força motora, sensibilidade e reflexos. Cabe ressaltar que em casos traumáticos, durante a fase de choque medular, pode haver ausência de reflexos, sendo impossível durante este período predizer se a lesão é completa ou incompleta.

Postagens relacionadas: