Quais os parâmetros do Ensaio de Proctor normal para igualar a energia aplicada?
Índice
- Quais os parâmetros do Ensaio de Proctor normal para igualar a energia aplicada?
- O que acontece com um solo compactado com diferentes energias?
- Para que serve o Ensaio de Proctor normal?
- Como determinar a curva de compactação do solo?
- O que é o Proctor normal?
- Como é feito o Ensaio de Proctor normal?
- Qual a influência do tipo de solo na sua compactação?
- O que significa compactar um solo e quais NBRS fundamentam esse procedimento?
- O que é Ensaio de Proctor normal?
- O que é uma curva de compactação?
- Por que ela não manda desfazer os tribunais de Contas Municipais?
- Será que o atual prefeito pode ingressar no processo de prestação de contas anuais?
- Quais são os tribunais de Contas Municipais?
- Quais são os processos de prestação de Contas junto ao Tribunal de Contas?
Quais os parâmetros do Ensaio de Proctor normal para igualar a energia aplicada?
- Tabela 3 – Parâmetros de compactação do ensaio Proctor. Energia. Massa do soquete. (kg) Número de.
- Camadas. Número de Golpes. por camada. Volume do. ...
- Normal. 4,5. 2000.
- Intermediária. 4,5. 2000.
- Modificada. 4,5. 2000.
- Energia. Energia por volume (J/cm3) Energia por massa (J/g) Normal. 0,59. ...
- Intermediária. 1,30. 0,68. Modificada.
O que acontece com um solo compactado com diferentes energias?
Um mesmo solo, quando compactado com energias diferentes, apresentará valores de peso específico aparente seco máximo maiores e teor de umidades ótimas menores, para valores crescentes dessa energia, o ponto se deslocará para cima e para a esquerda, conforme mostra a Figura 10.3.
Para que serve o Ensaio de Proctor normal?
O Ensaio de compactação tem como objetivo oferecer um efetivo controle da qualidade de todos os solos que foram compactados. Também conhecido como Ensaio Normal de Proctor ou AASHTO (American Association of State Highway Officials), entendê-lo permite a conclusão de um trabalho no solo de alta qualidade e segurança.
Como determinar a curva de compactação do solo?
- Curva de compactação - é obtida marcando-se, em ordenadas, os valores dos pesos específicos secos (γd) e, em abicissas, os teores de umidade correspondentes (w); - Peso específico seco máximo (γdmáx) - é a ordenada máxima da curva de compactação; - Umidade ótima (wot) - é o teor de umidade correspondente ao peso ...
O que é o Proctor normal?
O ensaio de compactação, hoje em dia, é conhecido como Ensaio normal de Proctor (ou AASHTO Normal). ... É um dos mais importantes procedimentos de estudo e controle de qualidade de aterros de solo compactado.
Como é feito o Ensaio de Proctor normal?
O ensaio consiste em compactar uma porção de solo em um cilindro com volume conhecido, fazendo-se variar a umidade de forma a obter o ponto de compactação máxima no qual obtém-se a umidade ótima de compactação.
Qual a influência do tipo de solo na sua compactação?
Os factores que influenciam a compactação no campo de um determinado tipo de solo são: o teor em água; o números de passagens do cilindro; a espessura da camada compactada; as características do equipamento nomeadamente: a pressão, área de contacto, vibração, etc.
O que significa compactar um solo e quais NBRS fundamentam esse procedimento?
A compactação do solo é um procedimento que aumenta a densidade do terreno onde será construída uma edificação. A partir disso, é possível garantir mais resistência e estabilidade para todas as etapas posteriores de um canteiro.
O que é Ensaio de Proctor normal?
O ensaio de compactação, hoje em dia, é conhecido como Ensaio normal de Proctor (ou AASHTO Normal). ... É um dos mais importantes procedimentos de estudo e controle de qualidade de aterros de solo compactado.
O que é uma curva de compactação?
As curvas de compactação para os equipamentos e o número de passadas, desempenham o mesmo papel que o número de golpes de soquete em laboratório. Para um dado equipamento, a energia de compactação é diretamente proporcional ao número de passadas e inversamente proporcional à espessura da camada compactada.
Por que ela não manda desfazer os tribunais de Contas Municipais?
O que ela proíbe é a criação. Mas ela não manda desfazer os tribunais de contas municipais que já existiam, em 1988. E eles já existiam nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Por isso essas duas cidades puderam manter seus tribunais de contas municipais, enquanto os outros municípios não puderam (e não podem) criá-los.
Será que o atual prefeito pode ingressar no processo de prestação de contas anuais?
O atual Prefeito pode ingressar no processo de prestação de contas anuais que tramita junto ao Tribunal de Contas e apresentar peças acusatórias, tendentes ao convencimento do juízo especializado à emissão de parecer desfavorável aos demonstrativos?
Quais são os tribunais de Contas Municipais?
Na esfera federal, há o Tribunal de Contas da União (TCU). Na esfera estadual, os tribunais de contas dos estados. Já na esfera municipal, a história é mais delicada: a Constituição, em seu artigo 31, §4º, diz que “é vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais”.
Quais são os processos de prestação de Contas junto ao Tribunal de Contas?
Enfim, os processos de prestação de contas junto ao Tribunal de Contas obedecem ao rito estabelecido pela sua Lei Orgânica (LCE 709/93), Regimento Interno e, ainda, ao CPC – naquilo que puder ser acolhido e não conflite com a própria natureza dos feitos que tramitam na Corte [13].