Onde posso denunciar um síndico?

Índice

Onde posso denunciar um síndico?

Onde posso denunciar um síndico?

Formalize sua reclamação para o Síndico, por escrito, diretamente no livro de ocorrência do condomínio. O livro deve conter folhas sequenciais, numeradas e deve ficar acessível para todos os condôminos. Registre no livro todas as reincidências do infrator; 2.

Quem fiscaliza administradora de condomínio?

Celia, o órgão regulador de administradoras e condomínios é a Assembleia de Condôminos, todos nós devemos fiscalizar quem administra nosso patrimônio e não estando de acordo questionar ou mesmo mobilizar para a troca da administração (quer seja síndico, conselheiros e / ou administradora).

Como posso processar um síndico?

A primeira delas é buscar assessoria jurídica. Se o processo é contra o condomínio, é preciso utilizar o serviço do especialista em direito contratado pelo empreendimento. Entretanto, se a ação foi movida apenas contra o síndico, este deverá contratar um advogado independente.

Quando o síndico não responde?

Estas solicitações voce pode fazer por escrito e enviar a administradora. Esta por sua vez repassará a sindica ou voce pode entregar para o zelador entregar para ela. Ela poderá ou não responder as suas solicitações. Mas o ideal é documentar, pois assim voce tem meios legais de solicitar as respostas.

O que o síndico pode ou não fazer?

16 coisas que o síndico não pode fazer

  • Contratar ou adquirir serviços e produtos que afetem o caixa do condomínio sem aprovação prévia da assembleia.
  • Deixar de prestar contas anuais ou quando for solicitado.
  • Reter documentos e arquivos após deixar o cargo.
  • Deixar contratos como os de seguros do condomínio vencerem.

Onde denunciar administradora de condomínios?

Cicera, o orgão competente para denunciar ou destituir o sindico e a administradora é a ASSEMBLEIA. Voce podera reunir 1/4 dos condominos em assembleia e destituir o sindico, o conselho , desde qu todos seja convocados e mesmo que o sindico não compareça, a administradora faz somente o que o sindico manda.

Quem pode administrar condomínio?

Não é qualquer pessoa que pode administrar um condomínio. ... No entanto, para ocupar esse cargo, não é necessário que a pessoa seja um condômino. Em outras palavras, tanto um morador como um síndico profissional e, até mesmo, uma empresa especializada podem atuar nessa gestão.

Quais são as atribuições do síndico e do Conselho Fiscal?

Dependendo do que prevê a convenção, o condomínio também pode ter outros cargos, como subsíndico e conselheiros fiscais. Além, claro, de contar com o apoio de empresas parceiras, como uma administradora e uma garantidora de condomínio. Mas, afinal, quais são exatamente as atribuições do síndico, subsíndico e conselho fiscal?

Qual a pena do síndico?

Já a apropriação indébita de verba, também conhecida como desvio de dinheiro do condomínio, tem pena de um a quatro anos de encarceramento e pagamento de multa. Por fim, o síndico também pode ser penalizado criminalmente por calúnia, injúria e difamação.

Qual a responsabilidade do síndico?

Para ser um bom gestor, o síndico deve ir além das atribuições previstas em lei. Existe a responsabilidade civil e criminal do síndico, que é uma forma de culpabilizá-lo por atos que geram prejuízos a terceiros. Essa responsabilização interfere na vida condominial, motivo pelo qual todos devem conhecer melhor do que se trata o tema.

Qual o mandato do Síndico Profissional?

O condomínio pode optar por dar o cargo a alguém que não more no local, como um síndico profissional, por exemplo, mediante aprovação da assembleia. Além disso, o Código Civil estabelece que o mandato do síndico é de dois anos, com direito a reeleição.

Postagens relacionadas: