Como foi organizada a administração nas terras da colônia portuguesa?

Índice

Como foi organizada a administração nas terras da colônia portuguesa?

Como foi organizada a administração nas terras da colônia portuguesa?

Com as capitanias, foi implantado um sistema de divisão administrativa por ordem do rei português D. João III, em 1534. A América Portuguesa foi dividida em 15 faixas de terra, e a administração dessas terras foi entregue aos donatários.

Porquê Portugal mudou a forma de administrar o Brasil?

Na época, durante a colonização, o Brasil era somente chamado de “Estado do Brasil” e “Reino do Brasil”. ... Portugal não tinha dinheiro para investir nas terras do Brasil. Assim, foram motivados a utilizarem a forma administrativa das capitanias hereditárias.

Como era a administração do Brasil colonial?

Com o sistema de Capitanias Hereditárias, criado por D. João III a partir de 1534, teve início a colonização regular da colônia. A capitania não podia ser vendida e o Estado português, em casos especiais, tinha o direito de retomá-la, mediante indenização ou confisco. ...

O que foi a administração colonial?

A administração colonial do Brasil ocorreu durante um período que se estendeu do ano de 1530, com a missão de Martim Afonso de Souza, a 1815, quando o Estado do Brasil se tornou o Reino de Portugal, Brasil e Algarves.

Qual grupo fazia parte da administração das colônias?

O papel da Igreja na administração colonial A Igreja católica foi a grande parceira da Coroa portuguesa na tarefa de administrar a colônia.

Qual foi a forma escolhida para organizar a administração das terras brasileiras e como funcionava?

Resposta: Com as capitanias hereditárias foi criado um sistema político-administrativo descentralizado, ou seja, não havia um governo central. Todos os donatários reportavam-se diretamente ao rei. Os donatários eram os responsáveis pelos custos do processo de implantação e do funcionamento das capitanias.

Porque o Brasil só foi administrado em 1549?

Tem mais depois da publicidade ;) A constante ameaça estrangeira, sobretudo dos franceses, também era um fator que tornava o desenvolvimento da colônia extremamente importante para Portugal. Assim, para ocupar o cargo de governador-geral, a Coroa Portuguesa enviou Tomé de Sousa ao Brasil em 1549.

Porque o governo geral foi implantado na colônia?

O Governo-Geral foi criado por Portugal em 1548 com o objetivo de centralizar ainda mais a administração colonial. Sua implantação foi acompanhada de uma ordem para que uma capital fosse construída para a colônia. Dessa ordem surgiu a cidade de Salvador, no atual estado da Bahia.

Qual foi a principal característica da administração colonial?

Ocupar as terras significava aumentar a produção de gêneros para o comércio, na concepção mercantilista da exploração dos territórios coloniais; a arrecadação de impostos e a garantia da defesa dos domínios portugueses contra a usurpação estrangeira.

O que fazer para administrar o território colonial?

Para tanto, algumas ações deveriam ser tomadas, como o combate a tribos indígenas rebeladas, a realização de expedições em busca de riquezas minerais, o fortalecimento da defesa da colônia contra invasões externas, a fiscalização das capitanias e a promoção da catequese religiosa.

Quais foram as mudanças na organização administrativa do Brasil?

Mudanças na organização administrativa colonial. A organização administrativa da colônia passou por várias mudanças entre os séculos XVI e XVIII. Em 1548 foi dado o nome de Estado do Brasil pelo governo português. Os limites territoriais do Brasil atual não eram, nem de perto, os do período colonial.

Quem foi o primeiro governador-geral da América Portuguesa?

O primeiro Governo-Geral instalado na América Portuguesa foi ocupado por Tomé de Sousa, um fidalgo português que chegou à região da Bahia em 1549, acompanhado por, aproximadamente, mil pessoas.

Qual foi o Governo-Geral da história do Brasil?

Governo-Geral História do Brasil O Governo-Geral foi um modelo administrativo implantado pela Coroa de Portugal na América Portuguesa a partir de 1548.

Quando o Brasil foi governado por Duarte da Costa?

Após Tomé de Sousa, o Brasil foi governado por Duarte da Costa (1553-1558) e por Mem de Sá (1558-1572). Durante o governo de Duarte da Costa, os indígenas passaram a ser tratados de forma hostil, e um grande número deles foi escravizado.

Postagens relacionadas: