Como foi descoberta a Síndrome de Down?
Índice
- Como foi descoberta a Síndrome de Down?
- Quem foi Down da Síndrome de Down?
- Quem descreveu a Síndrome de Down pela primeira vez?
- Como saber se o bebê tem Síndrome de Down?
- Quais são as causas de um bebê nascer com a síndrome de Down?
- Como a síndrome de Down era vista antigamente?
- Qual a probabilidade de ter um filho com Down?
- O que faz o bebê nascer com síndrome de Down?
- Como as pessoas com Síndrome de Down eram tratadas antigamente?
- Porque as pessoas com Síndrome de Down têm a mesma aparência?
- Qual a história da síndrome de Down?
- Qual a causa genética da síndrome de Down?
- Qual a altura das pessoas com síndrome de Down?
- Qual a QI dos indivíduos com síndrome de Down?
Como foi descoberta a Síndrome de Down?
O diagnóstico da síndrome de Down pode ser feito durante a gravidez através de exames específicos como translucência nucal, cordocentese e amniocentese, que nem toda grávida precisa fazer, mas que normalmente é recomendado pelo obstetra quando a mãe tem mais de 35 anos ou quando a gestante possui síndrome de Down.
Quem foi Down da Síndrome de Down?
Quem foi John Langdon Down? John Langdon Down foi o homem por trás da Síndrome de Down. Nascido em 18 de novembro de 1828, na cidade de Torpoint, na Inglaterra, foi um médico que teve o seu trabalho com crianças e deficientes mentais devidamente reconhecido depois de muito suar a camisa.
Quem descreveu a Síndrome de Down pela primeira vez?
As características de uma criança com síndrome de Down foram descritas pela primeira vez, em 1866, pelo médico britânico John Langdon Down – tendo o seu nome posteriormente dado nome a síndrome.
Como saber se o bebê tem Síndrome de Down?
Ao nascer, os bebês com síndrome de Down geralmente têm certos sinais característicos, incluindo:
- características faciais planas;
- cabeça pequena e orelhas;
- pescoço curto;
- língua protuberante;
- olhos que se inclinam para cima;
- orelhas atípicas;
- tônus muscular fraco.
Quais são as causas de um bebê nascer com a síndrome de Down?
A primeira coisa a se esclarecer é que a síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma condição cromossômica causada por uma anomalia no processo de divisão celular, que gera uma cópia extra do cromossomo 21, alterando o material genético e o desenvolvimento do indivíduo desde a sua gestação.
Como a síndrome de Down era vista antigamente?
Na Grécia antiga, pessoas com deficiência intelectual muitas vezes eram abandonadas para morrer e outras eram afogadas. Já os romanos tinham leis para eliminá-los. Na Idade Média, na Europa Medieval , enquanto alguns associavam pessoas com deficiência à bruxaria, outros as consideravam seres angelicais e sagrados.
Qual a probabilidade de ter um filho com Down?
Falando novamente em números, as chances aproximadas de se ter um filho portador da síndrome de Down são de 1 a cada 380 para mulheres com 35 anos de idade e de 1 a cada 100 para aquelas com 40 anos.
O que faz o bebê nascer com síndrome de Down?
A síndrome de Down é causada por um excesso de material cromossômico. Indivíduos acometidos por essa condição possuem 47 cromossomos, sendo o cromossomo extra ligado ao par 21.
Como as pessoas com Síndrome de Down eram tratadas antigamente?
Na Grécia antiga, pessoas com deficiência intelectual muitas vezes eram abandonadas para morrer e outras eram afogadas. Já os romanos tinham leis para eliminá-los. Na Idade Média, na Europa Medieval , enquanto alguns associavam pessoas com deficiência à bruxaria, outros as consideravam seres angelicais e sagrados.
Porque as pessoas com Síndrome de Down têm a mesma aparência?
As crianças com síndrome de Down têm algumas características físicas e comportamentais muito semelhantes e, geralmente, são muito afetuosas, por isso as pessoas fazem uma analogia do cromossomo extra a uma porção extra de amor.
Qual a história da síndrome de Down?
A síndrome de Down (SD) tem registros antigos na história da humanidade, sendo os primeiros trabalhos científicos datados no século XIX (PEREIRA-SILVA e DESSEN, 2002). 3
Qual a causa genética da síndrome de Down?
Algumas características da doença tinham já sido descritas por Jean-Étienne Esquirol em 1838 e Édouard Séguin em 1844. Em 1959 foi descoberta por Jérôme Lejeune a causa genética da doença, uma cópia adicional do cromossoma 21. Aqueles com síndrome de Down quase sempre têm deficiências físicas e intelectuais.
Qual a altura das pessoas com síndrome de Down?
As luxações do quadril podem ocorrer sem trauma em até um terço das pessoas com síndrome de Down. O crescimento na altura é mais lento, resultando em adultos que tendem a ter baixa estatura - a altura média dos homens é de 1.54 cm e das mulheres é de 1.42 cm. Indivíduos com síndrome de Down estão em maior risco de obesidade à medida que envelhecem.
Qual a QI dos indivíduos com síndrome de Down?
A maioria dos indivíduos com síndrome de Down tem deficiência intelectual leve (QI: 50-69) ou moderada (QI: 35-50), com alguns casos com dificuldades graves (QI: 20-35).