O que aconteceu no Período Arcaico?
Índice
- O que aconteceu no Período Arcaico?
- O que aconteceu em Atenas no Período Arcaico?
- Qual a principal característica do Período Arcaico?
- O que foi o Período Arcaico e helenístico?
- Quando ocorreu o período arcaico?
- Qual foi a consequência da crise dos genos durante o período arcaico?
- O que é uma sociedade arcaica?
- Quais as principais características do período helenístico?
- Quais as principais características do período homérico?
- O que é o período helenístico?
- Qual o período do Período Arcaico?
- Qual é o Período Arcaico da Grécia Antiga?
- Como ocorreu a formação da aristocracia?
O que aconteceu no Período Arcaico?
É conhecido como Período Arcaico da Grécia Antiga o recorte temporal compreendido entre os séculos VIII e VI a.C. Foi neste período que começam a se formar as primeiras sociedades organizadas em poleis, ou cidades-estado.
O que aconteceu em Atenas no Período Arcaico?
Características do Período Arcaico Começa a despontar a democracia, principalmente na cidade de Atenas, e também a surgir uma sistematização das legislações. Surge o conceito de sociedade privada na sociedade grega, a qual era comandada pelos proprietários de terra.
Qual a principal característica do Período Arcaico?
Principais características do período arcaico: - Construção dos primeiros templos. - Gestação do sistema político democrático. Muitas pólis gregas eram governadas por reis (chamados de basileus) neste período. - Surgimento do alfabeto fonético grego.
O que foi o Período Arcaico e helenístico?
Os períodos Clássico e Helenístico são os dois últimos períodos em que se costuma dividir a história da Grécia Antiga. ... Os outros períodos em que é dividida a história grega são Pré-Homérico (XX – XII a.C.), Homérico (XII – VIII a.C.) e Arcaico (VIII – VI a.C.).
Quando ocorreu o período arcaico?
Período Arcaico grego (c. 6 a.C.) O Período de Arcaico Grego surge a partir do século VIII a.C. Por volta do ano 700, os reinos começaram a ser substituídos por oligarquias e cidades-estados.
Qual foi a consequência da crise dos genos durante o período arcaico?
Os genos passavam a reunir-se em fratrias e tribos controladas pela dominação da nova aristocracia grega. Nessa época, além da hegemonia política dos eupátridas, notamos que o aumento da população causou um grande problema com relação ao acesso às terras produtivas.
O que é uma sociedade arcaica?
-Sociedades Arcaicas- I-Introdução I.I) Nomenclatura: Por sociedades arcaicas podem-se entender diversas sociedades, como as sociedades ágrafas, que são as sociedades que ainda não dominavam o conhecimento da escrita.
Quais as principais características do período helenístico?
Uma das principais características da cultura helenística foi a fusão entre a tradição grega e a cultura oriental que se expandiu e dominou várias regiões ao redor do mundo, sendo bastante influente na arte, na filosofia, nas ciências e na astronomia.
Quais as principais características do período homérico?
Em outras palavras, essa fase marcou a substituição da cultura micênica pela gentílica (dos genos). As principais características dos genos eram: sistema fechado, autônomo e autossuficiente (independência econômica), de forma que o trabalho coletivo era realizado por membros da mesma família.
O que é o período helenístico?
O período helenístico refere-se à época da história da Grécia Antiga, entre os séculos III e II a.C., em que Alexandre Magno expande o império e conquista parte da África e Egito. Esse período é marcado por conquistas territoriais e também pelo desenvolvimento cultural e artístico.
Qual o período do Período Arcaico?
Período Clássico (séculos V - IV a.C.) Características do Período Arcaico As primeiras moedas gregas, como a dracma, foram cunhadas no Período Arcaico. Com o fim do período homérico e do declínio das comunidades patriarcas dos genos, a expansão das cidades-estado dominou esse período da história grega.
Qual é o Período Arcaico da Grécia Antiga?
É conhecido como Período Arcaico da Grécia Antigao recorte temporal compreendido entre os séculos VIII e VI a.C. Foi neste período que começam a se formar as primeiras sociedades organizadas em poleis, ou cidades-estado. Esta forma de organização é característica da Grécia Antiga.
Como ocorreu a formação da aristocracia?
A formação da aristocracia (a classe social proprietária de terras) ocorreu em razão do fim das comunidades gentílicas (formadas a partir dos gens, pequenos grupos familiares), comandadas por um páter, um homem que dominava os grupos familiares, pois os parentes mais próximos, os eupátridas, passaram a dispor das melhores terras da comunidade.