Como ocorreu a descolonização da África e da Ásia?

Índice

Como ocorreu a descolonização da África e da Ásia?

Como ocorreu a descolonização da África e da Ásia?

Após a II Guerra, ruem os antigos impérios coloniais e surgem novas nações na Ásia e na África. O processo de independência segue caminhos diversos: das guerras de libertação, estimuladas pelo Komintern, à resistência pacífica ou às gestões diplomáticas para obter a autonomia.

Quais as causas do processo de independência da Ásia e África?

A independência do continente asiático se deu por duas causas: o enfraquecimento das nações europeias após a Segunda Guerra Mundial e a eclosão de movimentos de luta pela independência. O processo de descolonização asiático contou com o apoio norte-americano e soviético.

O que foi o processo de descolonização da África?

O processo de descolonização da África começou a ganhar força após a Segunda Guerra Mundial. O continente africano foi colônia de potências europeias até a segunda metade do século XX. Sua independência se deu pela ocorrência da Segunda Guerra Mundial, que aconteceu na Europa entre 19.

Quais foram as consequências da descolonização da África e da Ásia?

Consequências de descolonização: Esquecimento da Africa pelo restante do mundo, devido ao capitalismo. Conflitos e guerras de tribos rivais, unidas no mesmo território pelo colonizador europeu. Miséria ocasionada pela extração de recursos naturais do continente.

O que é o processo de descolonização?

Quando uma colônia consegue recuperar sua independência ocorre o processo de descolonização. Isto pode acontecer devido a um acordo entre a terra colonizada e um partido político ou por uma luta organizada para livrar a colônia de seus exploradores.

Como foi a descolonização da África do Sul?

Em 1961 aconteceu a proclamação da república e a saída da África do Sul da Commonwealth. Essa decisão foi tomada em um referendo, no qual só a comunidade branca do país votou, já que desde 1938 vigorava o apartheid no país.

Quais as principais consequências da descolonização da Ásia?

Entre as principais consequências da descolonização afro-asiática podemos destacar o agrupamento dos países recém-libertados e sua luta comum contra o subdesenvolvimento, a dependência e o neocolonialismo.

Quais foram as consequências do processo de colonização da África *?

Esse processo foi marcado por muita violência e intensa exploração das riquezas dos países africanos que, após conquistarem a independência, ficaram instáveis politicamente e economicamente, visto que os colonizadores simplesmente abandonaram a região em meio a diversos conflitos étnicos e separatistas.

Quais os tipos de descolonização?

Os três tipos de descolonização são: pacífico, como ocorreu na Índia; violento, como é o caso da Indochina e tardio, como ocorreu no território de Angola.

O que significa descolonização de consciência?

Dizer Descolonização de Consciência significa afirmar o abandono da mentalidade colonial, principalmente no que se refere a determinado povo que foi um dia colonizado, a exemplo do Brasil.

Por que os territórios africanos e asiáticos foram descolonizados?

Entre 19 os territórios africanos e asiáticos que constituíam parte dos impérios europeus passaram por um processo de descolonização (independência política). As causas desse processo foram bastante variadas: A Segunda Guerra Mundial significou o fim da hegemonia econômica e militar europeia no mundo, pois, completamente destroçados, ...

Como se deram os processos de descolonização na África?

Os processos de descolonização na África se deram, principalmente, a partir da pressão de movimentos de dentro das colônias. Contudo, esses movimentos não possuíam atuação uniforme, por isso fizeram uso de estratégias diferentes para conquistar a independência de seus países.

Quem apoiou a descolonização da Índia?

- Com base no princípio da autodeterminação dos povos, a ONU (Organização das Nações Unidas), apoiou direta e indiretamente a descolonização dos continentes africano e asiático. Mahatma Gandhi (1869-1948): importante líder nacionalista e anticolonialista indiano, que teve grande influência na independência da Índia.

Como foi a descolonização das colônias?

A descolonização não significou apenas a independência política das colônias. Implicou também a autonomia diante de uma série de problemas que marcaram o progresso desses países e que, em muitos casos, ainda não foram resolvidos.

Postagens relacionadas: