Quando começou as EAD?
Quando começou as EAD?
O EAD começou a tomar espaço nas instituições de ensino brasileiras devido à instauração da Lei n.º 9.3, que regulamentou e tornou válida a educação a distância para todos os níveis de escolarização. Com isso, o Ministério da Educação (MEC), iniciou o credenciamento das faculdades a partir de 1999.
O que mudou na EAD ao longo do tempo?
Essa virada foi o decreto 9.257, que mudou consideravelmente as normas de credenciamento e oferta de EAD. A alteração de maior envergadura foi a que permitiu a criação, sem autorização prévia, de no mínimo 50 polos por instituições com conceito satisfatório.
Qual a geração EAD?
1º Geração 1º Geração - Ensino por correspondência: A primeira geração do Ensino a Distância (EaD) surgiu com a evolução dos serviços postais e a massificação dos suportes impressos. Esta geração caracteriza-se pela troca de material impresso (manuais, guias de estudo…) entre o aluno e o docente através do correio tradicional.
Qual foi o pontapé inicial da EAD?
1904 Você já sabe o que é EAD e quais foram suas origens, mas deve estar se perguntando quando e como o Ensino a Distância chegou em território brasileiro. Para a sua sorte, nós temos a resposta! O EAD no Brasil começou em 1904, através de um anúncio nos classificados do Jornal do Brasil sobre um curso de datilografia.
Qual a evolução do EAD no Brasil?
Evolução do EAD no Brasil. A internet deixou a educação a distância muito mais atrativa para os brasileiros. Nos últimos 20 anos a procura e oferta por cursos de EAD cresceu muito mais do que o esperado. Foi também neste século que as instituições brasileiras. principalmente o MEC, começaram a reconhecer e investir no potencial do ensino ...
Como surgiu o EAD?
E dessa necessidade surgiu o EAD, sendo marcado por 3 etapas de evolução: A primeira etapa foi marcada pelo desbravamento do ensino a distância, usando a tecnologia disponível, neste caso a correspondência. Nesta modalidade o aluno, após se inscrever, começava a receber o material de ensino em casa.
Qual é o melhor exemplo da EAD?
Um bom exemplo da EAD via televisiva, ou também chamada de Teleducaçâo ou Telecursos são os cursos até hoje ofertados pela Fundação Roberto Marinho. Nessa modalidade de EAD, fundações privadas e não- governamentais começaram a oferecer supletivo a distância na década de 70]
Qual a segunda etapa do EAD?
O material escrito ainda reinava, mas outros meios como televisão e rádio eram usados como complemento de ensino. Novamente uma revolução da forma de comunicação levou o EAD a outro patamar. A terceira etapa é a etapa atual, onde a internet é o principal meio de ensino.