Como era o método de ensino dos jesuítas?

Índice

Como era o método de ensino dos jesuítas?

Como era o método de ensino dos jesuítas?

O método de ensino utilizado pelos jesuítas era principalmente expositivo, livresco, com pouco ou nenhum sentido prático. O cul- tivo da língua nativa e das Humanidades contrastava com o, nem sempre, ajustado, mas inevitável Latim.

Como era a educação no período jesuítico no Brasil?

Os jesuítas combinavam a catequese e o ensino em suas práticas, ou seja, à aprendizagem de seus trabalhos. Porém, o processo acontecia com uma distinta divisão social, sendo a catequese direcionada aos indígenas, praticada nos aldeamentos, e a educação à elite, ensinada nos colégios religiosos.

Como foram os primeiros anos da atividade educacional jesuítica no Brasil?

O processo educacional com a participação dos jesuítas iniciou em março de 1549 os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil e perceberam que não seria possível ensinar a fé católica sem que os jesuítas soubessem lê e escrever, contudo, juntamente com Tomé de Souza que era governador Geral, foi criada a Escola elementar ...

Qual a importância dos jesuítas para o Brasil?

A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras. ... A Companhia de Jesus havia sido fundada em 1534, pelo militar Santo Inácio de Loyola, no contexto da Reforma e da Contrarreforma religiosa.

Qual era o principal objetivo da educação jesuitica?

O objetivo dos jesuítas era catequizar os índios, para isso primeiramente teriam que ensiná-los a ler e a escrever. Ao longo de 20 anos de ensino, os jesuítas construíram cinco escolas de educação elementar e três colégios. ... As missões jesuíticas transformaram as aldeias em verdadeiras colônias de Portugal.

O que é o método Ratio Studiorum?

Ratio Studiorum é uma espécie de coletânea privada, fundamentada em experiências acontecidas no Colégio Romano e adicionada a observações pedagógicas de diversos outros colégios, que busca instruir rapidamente todo jesuíta docente sobre a natureza, a extensão e as obrigações do seu cargo.

Qual o tipo de ensino era proposto por meio da Ratio Studiorum?

Assim, uma de suas primeiras ações foi começar uma “escola de ler e escrever” e ele elaborou um plano de estudos que tinha duas etapas: a primeira priorizava o ensino de português, da doutrina cristã e a alfabetização.

Como os jesuítas influenciaram a educação dos brasileiros?

Os jesuítas fizeram um trabalho de catequização e instrução dos índios brasileiros, mas também ofereceram uma educação diferenciada para os filhos da elite. Assim, os jesuítas influenciaram a educação de nobres, das classes populares e da classe burguesa.

Quais são as escolas de jesuítas no Brasil?

Ao lado de cada residência, ao longo da faixa litorânea do Brasil, os jesuítas foram constituindo escolas de ler e aprender, ou escolas de bêa-bá, para o ensinamento da religião católica e das primeiras letras, e os recolhimentos ou internatos, as ´casas de meninos´.

Qual a importância dos jesuítas na construção da Educação?

Os Jesuítas tiveram grande importância na construção da educação. Inicialmente, com o propósito de forma novos padres, criaram as escolas de ordenação e, como ação secundária, ofereceram formação a uns poucos filhos dos colonos e aos mestiços.

Como evoluiu o trabalho dos jesuítas no Brasil?

Esse trabalho evoluiu muito e os Jesuítas foram os precursores e mantiveram o monopólio na construção de seminários, colégios e internatos no Brasil, onde continua a formação de novos padres, que também passam a oferecer cursos para os filhos da burguesia.

Postagens relacionadas: